
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.creator | Manfrin, Pollyana Rafaela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35821 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095357 | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates the impacts of the pandemic on high school Physics education, focusing on the experiences of both teachers and students. The research addressed issues of accessibility to technological resources, the quality of remote teaching compared to in-person instruction, teacher-student interaction, and challenges faced in remote learning. The methodology involved the administration of a questionnaire with 16 questions, with the participation of 11 teachers. Their responses highlighted significant challenges, including a lack of devices and connectivity, difficulties for students with special needs, and stress resulting from the transition to distance learning. The unanimous perception that learning during the pandemic was less effective than in-person education underscores the difficulties faced. Lessons learned emphasize the need for adaptation, innovation, teacher-student interaction, and preparedness for different educational scenarios. Suggestions for post-pandemic education include increased investment in infrastructure, appropriate workload, curriculum modernization, and a more practical approach. This study provides crucial insights for the ongoing improvement of high school Physics education in the face of challenges posed by the pandemic. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo investiga os impactos da pandemia no ensino de Física no ensino médio, com foco nas experiências de professores e alunos. A pesquisa abrangeu questões de acessibilidade a recursos tecnológicos, qualidade do ensino remoto em comparação com o presencial, interação entre professores e alunos, e os desafios enfrentados no ensino remoto. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário com 16 perguntas, o qual teve a participação de 11 professores, cujas respostas destacaram desafios significativos, incluindo falta de dispositivos e conectividade, dificuldades para alunos com necessidades especiais, e estresse decorrente da transição para o ensino à distância. A percepção unânime de que o aprendizado durante a pandemia foi menos eficaz do que o presencial ressalta as dificuldades enfrentadas. As lições aprendidas enfatizam a necessidade de adaptação, inovação, interação professor-aluno e preparação para diferentes cenários educacionais. As sugestões para o ensino pós-pandemia incluem mais investimentos em infraestrutura, carga horária adequada, modernização do currículo e uma abordagem mais prática. Este estudo fornece insights cruciais para a melhoria contínua do ensino de Física no ensino médio diante dos desafios decorrentes da pandemia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Ensino de física: os impactos oriundos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de alunos do ensino médio | - |
| Título: dc.title | Physics teaching: the impacts of the COVID-19 pandemic on the learning of high school students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: