
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Kerin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20971 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095328 | - |
| Descrição: dc.description | This research, through a literature review seeks to examine school uniform presenting its history and relating their use, practices and representations. For years the uniforms were made of fabrics without quality, outdated and poorly accepted by students. It´s appearance took place many decades ago as identifying groups, differentiating students and identifying them especially when they were out of school, and often show differences between social classes, since each school had its unique style. Besides the military and ecclesiastical uses, within the school served to shape the behavior of young students, because when forced to wear clothes imposed by authorities, the power was no longer going to be individual and collective, making compliance an obligation of the group. Describe and understand how the school uniform is associated with the possibilities of belonging and transformation of youth culture, analyzing it through clothing as a symbol of social distinction and personality projection in school is what is proposed in this research. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho, através de uma revisão da literatura, procura analisar o uniforme escolar, apresentando sua história e relacionando seu uso, suas práticas e representações. Durante anos os uniformes foram confeccionados com tecidos sem qualidade, ultrapassados e pouco aceitos pelos estudantes. Seu surgimento deu-se há muitas décadas como identificação de grupos, diferenciando os alunos e identificando-os principalmente quando se encontravam fora da escola, além de muitas vezes demonstrar diferenças entre classes sociais, visto que cada escola tinha seu modelo exclusivo. Além dos usos militar e eclesiástico, dentro da escola servia para moldar o comportamento dos jovens estudantes, pois quando forçados a usarem roupas impostas por autoridades, o poder deixava de ser individual e passava a ser coletivo, tornando a obediência uma obrigação do grupo. Descrever e compreender como o uniforme escolar está associado às possibilidades de pertencimento e transformações das culturas juvenis, analisando-o através do vestuário como símbolo de distinção social e projeção da personalidade na escola é o que se propôs nessa pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Uniformes escolares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vestuário - Aspectos simbólicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Culture - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School children's clothing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Clothing and dress - Symbolic aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Quando o uniforme escolar não é o limite. Possibilidades de pertencimento e de transformações | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: