
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sobjak, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Cinco, Thiago Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25885 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095308 | - |
| Descrição: dc.description | The COVID19 pandemic forced the adoption of social isolation measures worldwide, promoting the closure of educational institutions. With uncertainties regarding the duration of the distance period, the use of technologies was used for the remote continuation of classes on an emergency basis, in order to reduce the loss in the school year. The aim of this work was to evaluate the perceptions of basic education teachers regarding the use of technologies during emergency remote teaching, evaluating the teachers' profile and experience in the period, as well as the perspective on remote compared to presential teaching. To this end, an online questionnaire was available between May and June 2020. In total, 128 responses were obtained from primary school teachers from different Brazilian regions and with different degrees of professional experience. The analysis of the data suggests that, despite the difficulties, teachers are complying with the school calendar, but they report a partial efficiency of students in remote classes. Thus, it is suggested that the teaching objectives are being only partially achieved, probably due to the emergency nature of the situation. To improve the practice, it is necessary to update the professors professionally regarding the use of technologies, and greater investments in technological infrastructure (equipment and internet). | - |
| Descrição: dc.description | A pandemia de COVID19 obrigou a adoção de medidas de isolamento social mundialmente, promovendo o fechamento de instituições de ensino. Com incertezas da duração do distanciamento, recorreu se ao uso de tecnologias para a continuidade remota das aulas em carácter emergencial, a fim de reduzir o prejuízo no ano letivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar as percepções dos professores de ensino básico quanto ao uso das tecnologias durante o ensino remoto emergencial, avaliando o perfil dos docentes e experiência no período, bem como a perspectiva sobre o ensino remoto comparativamente com o ensino presencial. Para tal, disponibilizou se um questionário online entre maio e junho de 2020. No total, foram obtidas 128 respostas de professores do ensino básico de diversas regiões brasileiras e com diferentes graus de experiência profissional. A análise dos dados sugere que, apesar das dificuldades, os professores estão cumprindo o calendário escolar, porém estes relatam um aproveitamento parcial dos estudantes nas aulas remotas. Assim, sugere se que os objetivos de ensino estão sendo atingidos apenas parcialmente, provavelmente por conta do caráter emergencial da situação. Para aprimoramento da prática, é necessária a atualização profissional dos docentes quanto ao uso de tecnologias, e maiores investimentos em infraestrutura tecnológica (equipamentos e internet). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vírus - Isolamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico domiciliar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Viruses - Isolation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Domestic education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
| Título: dc.title | Pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação | - |
| Título: dc.title | COVID-19 pandemic and the application of technologies on education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: