Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Diego Marlon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:26:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:26:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20757 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095260 | - |
Descrição: dc.description | The present work is based on a research carried out through a comparative study.Data were gathered regarding pedagogical practices used by Chemistry teachers in professional education, identifying the correlation between students’ existing knowledge and chemistry subjects, demonstrating the importance of contextualizing technological and practical matters to technical students. A qualitative research was conducted at a public school, located in the city of Paranavaí, where semi-structured interviews were held with four chemistry teachers working in professional education. This study outpoints the significance of analyzing the methodological procedures by adopting practical lessons, textbooks, didactic and technical resources, evaluation means, pointing strengths and weaknesses in Chemistry teaching in professional education. In this manner, teachers’ discourses and actions concerning their pedagogical practices are presented. All of them assume to follow progressive education methods, having the need to innovate and diversify their lessons, combining differentiated instructional content and educational guidelines and obtaining better results throughout the educational process. I was clearly manifested in this research that good lessons require study, proper preparation and curiosity as to the teaching-learning process. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática uma pesquisa que foi desenvolvida através de um estudo de caso comparativo, sendo realizado o levantamento de dados sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de química da educação profissional, verificando a articulação do conhecimento já existente do aluno com os conteúdos de química, demonstrando a importância da contextualização dos conteúdos tecnológicos e práticos para o aluno do curso técnico em química. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa em uma escola da rede estadual de ensino de Paranavaí, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de química da educação profissional. A pesquisa indica a importância de se analisar o procedimento metodológico, através do uso de aulas práticas, livros didáticos, recursos didáticos e tecnológicos, formas de avaliação, apontando as potencialidades e fragilidades no ensino de química da educação profissional. Assim, mostra o discurso dos professores e o que eles fazem com relação a sua prática pedagógica, onde todos assumem uma abordagem progressista, havendo a necessidade de diversificar e inovar em suas aulas, com conteúdo didático diferenciado, acompanhando as diretrizes educacionais obtendo ótimos resultados durante o processo educacional. Ficou evidenciada nesta pesquisa, que boas aulas exigem estudo, preparo adequado, curiosidade quanto ao processo de ensino aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Eficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher effectiveness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | O discurso e a ação docente dos professores de química na educação profissional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: