Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1557-6486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sano, Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-3822-917X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4848869483816504 | - |
Autor(es): dc.contributor | Verdério, Adriano | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8259-6260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7178008145146521 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hernandez, Fernanda Diniz de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0009-0002-9545-9852 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2560639528567910 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1557-6486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
Autor(es): dc.creator | Porto, Paulo Roberto Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:25:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:25:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35708 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095170 | - |
Descrição: dc.description | This study examines arithmetic patterns formed in specific shapes named star polygons and Chryzodes. The focus of this work is to improve the theoretical basis and the ability to apply modular arithmetic in elementary school. Star polygons show patterns related to addition while Chryzodes are related to multiplication cycles. In this work, we select and describe some of those patterns while addressing the mathematics present in each case through modular arithmetic, in most cases using the properties of arithmetic congruences. We also provide dynamic constructions through the GeoGebra software and propose activities só that the reader, teacher, or student, can apply the concepts discussed. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata de padrões aritméticos formados em figuras específicas chamadas polígonos estrelados e Chryzodes. O foco deste trabalho é aprimorar a base teórica e a capacidade de aplicação da aritmética modular no ensino básico. Os polígonos estrelados apresentam padrões relacionados à soma enquanto os Chryzodes se relacionam a ciclos de multiplicações. Neste trabalho selecionamos e descrevemos alguns destes padrões, enquanto abordamos a matemática presente em cada caso através da aritmética modular, na maioria dos casos utilizando as propriedades das congruências aritméticas. Também disponibilizamos construções dinâmicas através do software GeoGebra e propomos atividades para que o leitor, docente ou discente, possa aplicar os conceitos tratados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polígonos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética modular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arithmetic - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polygons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometrical drawing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modular arithmetic | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A aritmética modular das estrelas e dos chryzodes | - |
Título: dc.title | Modular arithmetic of stars and chryzodes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: