Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Siderlene Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Siderlene Muniz | - |
Autor(es): dc.creator | Veloso, Renata Cassia de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1095098 | - |
Descrição: dc.description | Faced with the coronavirus pandemic, there was a change in the daily behavior of social relationships. In Brazil, since March 20, 2020, this new reality became concrete when isolation was adopted as a policy to combat the transmission of the virus, which drastically changed education. From this perspective, the study aims to identify the difficulties presented by public school Biology and Science teachers in the current scenario. The approach was quantitative and qualitative research, which can lead to reflections on future research based on data collection carried out with online questionnaires. Among the difficulties encountered, we highlight the lack of pedagogical and training support with teachers in this new teaching model, and the absence of the family-school relationship in most cases. The research aims to contribute to a constant reflection for the construction of quality education in times of pandemic and post-pandemic, which can contribute to the training of teachers in subsequent courses that can be taught on the subject. | - |
Descrição: dc.description | Diante da pandemia do coronavírus, houve uma mudança no comportamento diário das relações sociais. No Brasil, desde 20 de março de 2020, esta nova realidade tornou-se concreta quando o isolamento foi adotado como uma política para combater a transmissão do vírus, o que mudou drasticamente a educação. A partir dessa perspectiva, o estudo tem como objetivo identificar quais as dificuldades apresentadas por professores da rede estadual de ensino de Biologia e Ciências no cenário atual. A abordagem foi pesquisa quantitativa e qualitativa, que pode levar a reflexões sobre pesquisas futuras a partir da coleta de dados realizada com questionários online. Entre as dificuldades encontradas, destacamos a falta de apoio pedagógico e formativo com os professores nesse novo modelo de ensino, e a ausência da relação família e escola, na maioria dos casos. A pesquisa visa contribuir para uma reflexão constante para a construção de um ensino de qualidade em tempos de pandemia e pós-pandemia, o qual poderá contribuir com a formação dos professores em cursos posteriores que podem ser ministrado sobre o assunto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Dificuldades do professor de ciências e biologia na rede estadual de ensino: período da pandemia | - |
Título: dc.title | Difficulties of science and biology teacher in the state education system: pandemic period | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: