Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stankowitz, Rosangela de Fatima | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6648-8366 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6980379514490393 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stankowitz, Rosangela de Fatima | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6648-8366 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6980379514490393 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Jair de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7847-698X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3690696890351902 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7046-6020 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1740734674821323 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Pablo Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1640-6190 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9111451749905480 | - |
Autor(es): dc.creator | Zych, Denilson Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:25:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:25:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29339 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094994 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Estrutura de referência de gerenciamento de projetos com metodologias ágeis para instituições públicas | - |
Descrição: dc.description | With a reality of scarcity of resources, since the 1970s, public administrations began to seek more efficient forms of management. The use of project management was one of the tools adopted. However, traditional project management methodologies are costly when it comes to documentation, control and change. In this context, agile methodologies can bring efficiency to project management in the public sector. However, a lack of procedures was identified to assist its implementation in Brazilian public organizations. Thus, the elaboration of a project management reference structure, with agile methodologies, for public institutions, aims to fill this gap, which isthe general objective of the research. The specific objectives are: (i) categorize the dimensions related to challenges in the adoption of agile methods by public organizations; (ii) identify the main challenges, inherent to the dimensions, in the use of agile methods for project management in public organizations and (iii) highlight the recommended practices of agile methodologies for project management in public organizations. This is an exploratory and descriptive research, operationalized through a bibliographic research, where the bibliographic portfolio was constructed with the help of the bibliometric technique. With selected excerpts from the articles that make up the bibliographic portfolio, whose content was related to the challenges in the adoption of agile methods, it was possible to build the corpus, on which the content analysis was carried out, through the IRaMuTeQ software, identifying the Classes and representative words. The mapping of dimensions referring to the main challenges in the adoption of agile methods for project management in public organizations, derived from content analysis, more specifically, from the realization of the Descending Hierarchical Classification, resulted in two major dimensions: Governance and Transition. This, in turn, was subdivided into General and Public Sector classes. The main challenges inherent to each dimension were identified from the joint analysis of the dimensions and their most expressive words with the corpus. The bibliographic portfolio was also analyzed in order to extract the best practices to mitigate the challenges encountered. Therefore, the consolidation of a proposal for a reference structure based on agile methodologies for project management in public institutions, emerges from the systematization of the identified challenges and respective recommended practices, for each of the categorized dimensions. | - |
Descrição: dc.description | Com uma realidade de escassez de recursos, a partir da década de 1970, as administrações públicas passaram a buscar formas mais eficientes de gestão. O uso de gerenciamento de projetos foi uma das ferramentas adotadas. Contudo, as metodologias tradicionais de gestão de projetos são onerosas quando se trata de documentação, controle e mudanças. Nesse contexto, as metodologias ágeis podem trazer eficiência ao gerenciamento de projetos no setor público. No entanto, identificou-se uma carência de procedimentos para auxiliar sua implantação em organizações públicas brasileiras. Dessa forma, a elaboração de uma estrutura de referência de gerenciamento de projetos, com metodologias ágeis, para instituições públicas, visa suprir essa lacuna, sendo esse o objetivo geral da pesquisa. Os objetivos específicos são: (i) categorizar as dimensões relativas aos desafios na adoção de métodos ágeis por organizações públicas; (ii) identificar os principais desafios, inerentes as dimensões, na utilização de métodos ágeis para gerenciamento de projetos em organizações públicas e (iii) destacar as práticas recomendadas das metodologias ágeis para gestão de projetos em organizações públicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, operacionalizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde o portfólio bibliográfico foi construído com o auxílio da técnica da bibliometria. Com excertos selecionados dos artigos componentes do portfólio bibliográfico, cujo conteúdo se relacionava aos desafios na adoção de métodos ágeis, foi possível construir o corpus, sobre o qual realizou-se a análise de conteúdo, por meio do software IRaMuTeQ, identificando-se as Classes e palavras representativas. O mapeamento das dimensões referentes aos principais desafios na adoção de métodos ágeis para gerenciamento de projetos em organizações públicas, derivado da análise de conteúdo, mais especificamente, da realização da Classificação Hierárquica Descendente, resultou em duas grandes dimensões: Governança e Transição. Esta, por sua vez, foi subdividida nas classes Geral e Setor Público. Os principais desafios, inerentes a cada dimensão, foram identificados a partir da análise conjunta das dimensões e suas palavras mais expressivas com o corpus. O portfólio bibliográfico foi analisado, também, visando extrair as práticas recomendadas com vistas a mitigar os desafios encontrados. Portanto, a consolidação de uma proposta de estrutura de referência com base nas metodologias ágeis para gerenciamento de projetos em instituições públicas, emerge da sistematização dos desafios identificados e respectivas práticas recomendadas, para cada uma das dimensões categorizadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento ágil de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum (Desenvolvimento de software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agile software development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum (Computer software development) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Estrutura de referência de gerenciamento de projetos com metodologias ágeis para instituições públicas | - |
Título: dc.title | Project management reference structure with agile methodologies for public institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: