Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Copetti, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Copetti, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Copetti, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Copetti, Luiz Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Abente, Fabrizio José María Ardissone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:25:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:25:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094944 | - |
Descrição: dc.description | Hybrid buses are a reality for transportation of public in urban land. The air conditioning compressor drive should be independent of the diesel engine being or not running. For this system to work efficiently, this study proposes to set the logic and mode of operation of the inverter, model it and simulate it, transfer the model generated to a FPGA using automatic code generation and finally, check the good transfer of this model. For this purpose, there were intense bibliographic research and a model of the operation of the inverter was done and simulated using Matlab Simulink HDL Coder module software and the transfer of this model to an FPGA was performed; The simulations, the modeling, the transfer of the auto generated code and the tests performed were successful in using this technique to develop an inverter to drive the air conditioning compressor for hybrid electric vehicle. | - |
Descrição: dc.description | Os ônibus elétricos híbridos são uma realidade como meio de transporte no modal terrestre coletivo urbano. O acionamento do compressor de ar condicionado para veículos elétricos deve independer de o motor estar girando ou não e sua bateria de alta capacidade pode ceder energia para um motor próprio para este fim. Para que este sistema funcione de maneira eficiente, este trabalho se propôs a definir a lógica e a forma de funcionamento do inversor, modelar e simular o inversor, transferir o modelo gerado para a linguagem VHDL e finalmente, verificar a correta transferência do mesmo. Para tanto, foram realizadas intensas pesquisas bibliográficas de suporte teórico e desenvolvido e testado um modelo de funcionamento de inversor, utilizando o software Matlab Simulink Módulo HDL Coder e realizada a transferência deste modelo para um FPGA e testado o seu funcionamento; As simulações, as modelagens, as transferências de linguagens computacionais e os testes executados obtiveram sucesso em programar, de maneira eficiente e segura, o uso do inversor para obter energia para o acionamento do compressor de ar condicionado para veículo hibrido elétrico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Sistemas Embarcados para a Indústria Automotiva | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores elétricos de indução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ônibus - Ar condicionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | VHDL (Linguagem descritiva de hardware) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arranjos de lógica programável em campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric motors, Induction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Buses - Air conditioning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | VHDL (Computer hardware description language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Field programmable gate arrays | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | - |
Título: dc.title | Simulação de um inversor de frequência para acionamento de motores de indução trifásicos em um sistema de ar condicionado para ônibus híbridos elétricos | - |
Título: dc.title | Simulation of a frequency inverter for driving three-phase induction motors in an air conditioning system for hybrid electric buses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: