
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Michely | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:25:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:25:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21968 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094939 | - |
| Descrição: dc.description | The lack of teaching resources has been identified as one of the major difficulties in satisfying the learning sciences and biology. In this context, the educational game is characterized as a viable alternative in the teaching-learning process. Given this, the present study aimed to produce and evaluate the prospects of using memory games about the human body in the levels of elementary and high school. For the production of memory games were used inexpensive materials and easy to purchase. The models of organs, structures and complete systems were designed and colored by hand, followed by scanning them and printing later parts of similar size, followed by the application "role Paraná", shielded with contact paper and pasted on sheets of EVA. The assessment of the prospects for use of the material featured three steps to check the evolution of storage organ systems upon prior knowledge, assimilation and memorization after lecture and after application of games. The making of memory games led acquisition of a didactic model with six games of the representative body systems (Digestive System, Respiratory, Endocrine, Female Reproductive and Male) that may be used or reproduced by other educators. The material produced was evaluated positively by students and professors with practical and the ludic application facilitated the understanding and memorization of the matter, in addition to providing greater dynamism to class. | - |
| Descrição: dc.description | A carência de recursos didáticos tem sido apontada como uma das grandes dificuldades para o aprendizado satisfatório das áreas de ciências e biologia. Nesse contexto, o jogo didático caracteriza-se como uma alternativa viável nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disto, o presente trabalho teve o objetivo de produzir e avaliar as perspectivas da utilização de jogos da memória sobre o corpo humano nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Para a produção dos jogos da memória foram utilizados materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os modelos dos órgãos, estruturas e sistemas completos foram desenhados e coloridos à mão, seguidos da digitalização das mesmas e posterior impressão em peças de tamanho similar, seguidos da aplicação em “papel Paraná”, encapados com papel contact e colados sobre folhas de E.V.A. A avaliação das perspectivas de utilização do material contou com três etapas para verificação da evolução da memorização dos órgãos dos sistemas, mediante conhecimento prévio, assimilação e memorização após aula teórica e após aplicação dos jogos. A confecção dos jogos da memória propiciou aquisição de um modelo didático com seis jogos representativos dos sistemas do corpo humano (sistema Digestório, Respiratório, Endócrino, Reprodutor Feminino e Masculino) passíveis de utilização ou reprodução por outros educadores. O material produzido foi avaliado positivamente pelos alunos e professores titulares e a prática com o lúdico facilitou o entendimento e memorização da matéria, além de proporcionar maior dinamismo à aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Título: dc.title | Jogos da memória para o ensino do corpo humano em ciências e biologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: