
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Simone Nasser | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Helyane Bronoski | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi | - |
| Autor(es): dc.creator | Paris, Lucas Riccieri Belloto | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Rafael Luiz Franco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:24:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:24:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35403 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094851 | - |
| Descrição: dc.description | The use of educational tools such as serious games not only promotes greater autonomy but also aims to favor the development and improvement of cognitive and motor skills. The challenge of providing a rich educational experience that captures the student's attention and stimulates their learning in relation to their psychometric development related to intelligence and motor maturity requires the presented content to be engaging and allows the learner to improve their skills unconsciously. Therefore, this study has developed a serious game capable of assessing the learner's psychometric development based on the Laws of Fitts and Hick. The game is named "Memoletrando" as it combines memory and typing tasks that utilize both physical and virtual keyboards for the assessment of psychometric development. The game contains two perspectives: the student and the teacher. The student plays the game based on the information provided from the teacher's perspective. In the teacher's perspective, it is possible to insert, for example, images of cards and words per level. The game was applied in an institution in the region that serves individuals with intellectual disabilities. The application utilized a pre-test and post-test technique. Initially, the students played the game with the assistance of the authors of this study (pre-test), and then they played the game without interference from the facilitators (post-test). Overall, the results statistically show a difference between the pre-test and post-test samples, with the difficult level having the least impact among the samples, and the medium level being the most affected. | - |
| Descrição: dc.description | O uso de ferramentas educacionais como os jogos sérios, além de propiciar maior autonomia, busca favorecer o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades cognitivas e motoras. O desafio em proporcionar uma experiência educativa enriquecedora que prenda a atenção e estimule o aprendizado do aluno em relação ao seu desenvolvimento psicométrico relacionado a inteligência e maturidade motora, demanda que o conteúdo apresentado seja atraente e que o educando possa melhorar suas habilidades de maneira inconsciente. Dessa forma, este trabalho construiu um jogo sério capaz de avaliar o desenvolvimento psicométrico do aprendiz usando como base as Leis de Fitts e Hick. O jogo foi nomeado de Memoletrando por ser um jogo de memória e de digitação em que se usa o teclado físico e o virtual para a avaliação do desenvolvimento psicométrico. O jogo contém duas perspectivas a do aluno e do professor. O aluno executa o jogo com as informações que foram lançadas na perspectiva do professor. Na perspectiva do professor é permitido inserir por exemplo, imagens das cartas e palavras por nível. A aplicação do jogo ocorreu em uma instituição da região que atende pessoas com deficiência intelectual. A aplicação usou a técnica de pré e pós teste. Inicialmente os alunos usaram o jogo com ajuda dos autores deste trabalho (pré) e depois executaram o jogo sem interferência dos aplicadores (pós). De forma geral, os resultados apresentam estatisticamente uma diferença entre as amostras do pré-teste e do pós-teste e o nível difícil foi o que menos obteve impacto entre as amostras e o nível médio o que mais foi impactado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incapacidade intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stupidity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Um jogo sério para avaliar o desenvolvimento psicométrico do aprendiz | - |
| Título: dc.title | A serious game to assess the psychometric development of learners | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: