Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Manfio, Daiara | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maria Antônia Michels de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Elton Celton de | - |
Autor(es): dc.contributor | Manfio, Daiara | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Jocelaine de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:24:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:24:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29424 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094814 | - |
Descrição: dc.description | The discipline of Biology is divided into sub-areas such as Zoology, which deals with various aspects related to animals. In Basic Education, contents such as these are often abstract and difficult for students to assimilate, taking into account that learning is still based only on the use of textbooks. Currently, technologies are increasingly present in everyday life, whether at work, in the family or even in education, where they have been used as a pedagogical tool. In this case, they are called Information and Communication Technologies – ICTs present in education through the internet, applications, websites, electronic magazines, Podcast, among others. Podcast is a tool used to disseminate sound content, in different formats, which can be in the form ofinterviews, radio, and classes, for example. In teaching and learning environments, Podcast can be easily exploited to reinforce the contents worked in the classroom and go beyond these. Websites are platforms used to propagate information of all kinds, and this can be adjusted so that the teacher has the possibility to, through it, pass on reliable and current content to their students. Thus, this work proposed the development of a Website and Podcasts as educational resources for teaching Invertebrate Zoology in the discipline of Biology. To this end, in order to enable a more attractive teaching and learning process, with the use of technology, media Podcasts and a website aimed at Arthropods (invertebrate animals) were produced. To create and edit the five Podcasts, the Anchor application was used, following action and content scripts. The website was created through Google sites. The episodes of “Podcast: Footprints of Zoology” deal with the four subphylastudied in the 2nd year: Hexapoda, Myriapoda, Chelicerata and Crustacea, bringing their characteristics, habits and other information. On the website “Diário dos Arthropods” the Podcasts were inserted, as well as contents about the aforementioned groups, arranged through images, explanatory figures and text. It is believed that the technological resources created here can contribute to a more current, attractive and dynamic learning. | - |
Descrição: dc.description | A disciplina de Biologia é dividida em subáreas como a Zoologia, que trata de diversos aspectos relacionados aos animais. Na Educação Básica, conteúdos como esses são muitas vezes abstratos e difíceis de serem assimilados pelos alunos, levando em consideração que a aprendizagem ainda é pautada somente na utilização do livro didático. Atualmente, as tecnologias se fazem cada vez mais presentes no cotidiano, seja no trabalho, no âmbito familiar e até mesmo na educação, onde têm sido utilizadas como instrumento pedagógico. Neste caso, são denominadas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs presentes na educação por meio da internet, aplicativos, sites, revistas eletrônicas, Podcast, entre outros. O Podcast é uma ferramenta utilizada para disseminação de conteúdos sonoros, em formatos diferentes, podendo ser na forma de entrevistas, rádio, e aulas, por exemplo. Em ambientes de ensino e aprendizagem, o Podcast pode ser facilmente explorado para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula e ir além destes. Os websites são plataformas utilizadas para propagar informações de todos os tipos, e este pode ser ajustado para que o professor tenha a possibilidade de, através dele, passar conteúdos fidedignos e atuais aos seus alunos. Assim, este trabalho propôs-se a elaboração de um Website e Podcasts como recursos didáticos para o ensino de Zoologia de Invertebrados na disciplina de Biologia. Para tal, de modo a possibilitar um processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, com a utilização da tecnologia, produziu-se mídias Podcasts e um site voltados aos Artrópodes (animais invertebrados). Para criação e edição dos cinco Podcasts foi utilizado o aplicativo Anchor, seguindo roteiros de ações e de conteúdos. O site foi criado através do Google sites. Os episódios de “Podcast: Pegadas da Zoologia” tratam sobre os quatro subfilos estudados no 2º ano: Hexapoda, Myriapoda, Chelicerata e Crustacea, trazendo suas características, hábitos e demais informações. No website “Diário dos Artrópodes” foram inseridos os Podcasts bem como conteúdos sobre os grupos supracitados dispostos através de imagens, figuras explicativas e texto. Acredita-se que os recursos tecnológicos aqui criados poderão contribuir com uma aprendizagem mais atual, atrativa e dinâmica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invertebrados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invertebrates | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Website e podcasts temáticos em zoologia de invertebrados como proposta didática para o ensino de biologia | - |
Título: dc.title | Website and thematic podcasts in invertebrate zoology as a didactic proposal for teaching biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: