
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Siderlene Muniz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Debortoli, Solange Fernandes Barrozo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Patrícia dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:24:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:24:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29412 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094772 | - |
| Descrição: dc.description | Education in Brazil stems from a long path of exclusion. For a long time schools have been adapting their curricula in order to become more inclusive, using alternative methodologies to include all students. In this process, bringing scientific knowledge closer to the students' reality is essential for learning to take place effectively. Given this circumstance, in this research we sought to verify the effectiveness of using storytelling as a tool for building knowledge in Science with students in the Multifunctional Resource Room (MRR) of a public school, located in the city of Dois Vizinhos in Paraná, in order to create a more playful environment for science learning, and produce with students stories that reflect the environment in which they are inserted. To this end, we used a qualitative research approach. Thematerial produced by the students, along with their dialogues, reflect the importance of teaching based on affectivity and context. In addition to assisting in the construction of critical arguments by the students, the practice of storytelling helped to recognize everyday situations present in the stories and their subsequent problematization, showing itself suitable for all levels of education. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
| Descrição: dc.description | A educação no Brasil decorre de um longo caminho de exclusão. Há muito tempo que as escolas vêm adequando seus currículos a fim de tornarem-se mais inclusivas, utilizando-se de metodologias alternativas para abranger todos os seus alunos. Nesse processo, aproximar o saber científico da realidade dos alunos é essencial para que a aprendizagem se dê de forma efetiva. Tendo isso em vista, nesta pesquisa buscamos verificar a eficácia de se utilizar a contação de histórias como ferramenta para a construção de conhecimentos em Ciências junto aos alunos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) de uma escola pública, localizada no município de Dois Vizinhos -PR, a fim de criar um ambiente mais lúdico para a aprendizagem de ciências e produzir, junto aos alunos, histórias que refletissem o meio em que estavam inseridos. Para tal, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa. O material produzido pelos alunos, junto aos seus diálogos refletem a importância de se fazer um ensino pautado em afetividade e contextualizado. Além de auxiliar na construção de argumentos críticos por parte dos alunos, a prática da contação de histórias colaborou para o reconhecimento de situações cotidianas presentes nas histórias e sua posterior problematização, se mostrando adequada para todos os níveis de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | O ensino de ciências por meio da contação de histórias | - |
| Título: dc.title | Science teaching through storytelling | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: