
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.creator | Peretti, Rizane Andrea Kalsing | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:24:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:24:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094702 | - |
| Descrição: dc.description | Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice. | - |
| Descrição: dc.description | Considerando o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais na sociedade e a sua relevância frente a educação, elege-se como tema desse estudo uma reflexão teórica sobre a contribuição dos recursos tecnológicos nas práticas de produções textuais escritas nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O impacto das tecnologias digitais vem provocando revoluções na educação e nesta perspectiva justificamos a importância deste estudo por considerarmos essencial o uso das TICs como um recurso metodológico que venha contribuir no processo de aprender dos alunos, em especial no momento que antecede à produção de textos, colaborando assim, na ampliação das ideias. Assim, objetivamos identificar possibilidades de encaminhamentos metodológicos que venham a contribuir na prática do professor, para produção dos diversos gêneros discursivos por meio de recursos tecnológicos. Nos embasamos principalmente em Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) e Bakththin/Volochinov, (2003). Percebemos o quanto esses recursos podem contribuir para uma prática significativa, mas ao mesmo tempo destacamos que estamos sentindo uma grande inquietação em relação ao aprimoramento desta prática. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
| Título: dc.title | Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais | - |
| Título: dc.title | Technological resources – relevance in the practices of textual productions in the initial years | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: