Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Marcos Fernando Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2070-0373 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1806659411687718 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Sheyse Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2250-9919 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2309227035946840 | - |
Autor(es): dc.creator | Camera, Maria Lucia Geittenes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33736 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094697 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation consists of the report of a qualitative research that evaluates the contributions of an Investigative Teaching Sequence (ITS), prepared with a theoretical-methodological basis in Carvalho (2011; 2013; 2018), for the exploration of investigative activities on the Physics content relating to Energy and Conservation of Mechanical Energy, presented in the form of an Educational Product (EP). The structuring of ITS activities follows the conceptual assumptions regarding content, active hybrid, collaborative and cooperative learning methodologies and the technological tool for online simulation PhET Colorado. The development of the ITS takes place in six (6) classes of forty-five minutes (45 minutes), gathered in four faceto-face meetings, and involves the participation of thirty-two (32) students from the 1st year of high school at a public educational institution, located in the municipality of Pinhal de São Bento, Southwest Region of the State of Paraná. The planning of ITS content and the conduct of pedagogical practice are guided by the State Curricular Guidelines (ECG) of Physics for High School, published in 2008, by the State Department of Education of Paraná. Learning assessment occurs in a qualitative way to involve Physics concepts covered in the ECG, programmed in the ITS, worked on in the classroom and detailed in the EP. The evaluation concerns all activities programmed and developed in each face-to-face meeting at the time the ITS/EP is applied. It is concluded that pedagogical practice supported by research from ITS/EP to approach the content Energy and Conservation of Mechanical Energy, in High School, makes it possible to carry out an investigative, interactive class, capable of instigating, stimulating, encouraging, allowing and enable the improvement of the quality of school physics teaching. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação consiste no relato de uma pesquisa de natureza qualitativa que avalia as contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), elaborada com base teórico-metodológica em Carvalho (2011; 2013; 2018), para a exploração de atividades investigativas sobre o conteúdo de Física relativo à Energia e Conservação da Energia Mecânica, apresentadas sob a forma de Produto Educacional (PE). A estruturação das atividades da SEI segue os pressupostos conceituais quanto ao conteúdo, às metodologias ativa de aprendizagem híbrida, colaborativa e cooperativa e à ferramenta tecnológica para simulação on-line PhET Colorado. O desenvolvimento da SEI ocorre em seis (6) aulas de quarenta e cinco minutos (45min), reunidas em quatro encontros presenciais, e conta com a participação de trinta e dois (32) estudantes da 1a série do Ensino Médio em uma instituição educacional pública, situada no município de Pinhal de São Bento, Região Sudoeste do Estado do Paraná. O planejamento do conteúdo da SEI e a condução da prática pedagógica se orientam pelas Diretrizes Curriculares Estadual (DCE) de Física para o Ensino Médio, editadas em 2008, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A avaliação da aprendizagem ocorre de forma qualitativa para envolver conceitos de Física contemplados nas DCE, programados na SEI, trabalhados em sala de aula e detalhados no PE. A avaliação recai sobre todas as atividades programadas e desenvolvidas em cada encontro presencial no momento em que ocorre a aplicação da SEI/PE. Conclui-se que prática pedagógica sustentada na investigação a partir da SEI/PE para abordagem no conteúdo Energia e Conservação da Energia Mecânica, no Ensino Médio, viabiliza a realização de uma aula investigativa, interativa, capaz de instigar, estimular, incentivar, permitir e viabilizar a melhoria da qualidade do ensino da Física Escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | Proposição e uso de uma sequência de ensino investigativa para a abordagem do conceito de energia em aulas de física do ensino médio | - |
Título: dc.title | Proposition and use of an investigative teaching sequence to approach the concept of energy in high school physics classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: