Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107-
Autor(es): dc.contributorSilva, Josie Agatha Parrilha da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-8778-6792-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003-
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107-
Autor(es): dc.contributorSilva, Josie Agatha Parrilha da-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-8778-6792-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003-
Autor(es): dc.contributorSantos, Juvandi de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-1480-3993-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1670392162604111-
Autor(es): dc.contributorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0002-3724-5373-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486-
Autor(es): dc.contributorSilva Junior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/0000-0001-5756-9423-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5408032963230708-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Patricia Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:24:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:24:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094687-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá-
Descrição: dc.descriptionThe present research has as its thene the “Pedra di Ingá” and, based on this theme, we present a proposal for an interdisciplinary work. The object of this reseatch is teaching though archaeological images of Pedra do Ingá and the research problem was: how is it possible to establish a link between Visual Arts, Archeology and Ethnoscience through the archaelogical images of Pedra do Ingá in formal and non-formal spaces? Formal education? The general objective presentd was: to develop an interdisciplinary teachin proposal based on archaeological images of Pedra do Ingá. The specific objectives are: to establish interdisciplinary relationships beween Visual Arts, Archeology and Ethnoscience; present a teching proposal to be developed in formal and non-formal spaces of education and promote a discussion about the archeology of Pedra do Ingá with the research participants relating historical and sociocultural aspects the community in which the research participants are inserted. The main authors that support the theoretical framework of this work are: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) and Costella (2002). The research methodology was of the author Minayo (2016), who divides the research into three stages: the exploratory phase, fieldwork; treatment and analysis of the material. The data collection instruments were questionnaires and the artistics works performed by research participants. Twenty-six adolescents aged between 12 and 17 yers old who students of basic education in public and private schools in Campina Grande-PB participated in the research. The educational product of the research is the “Educational Notebook”, in which we present an interdisciplinary teaching proposol to work with the archaeological image of Pedra do Ingá. The research found that there is still much reed to work with archaeological images through interdisciplinary teaching.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa possui como temática a “Pedra do Ingá” e, partindo dessa temática, apresentamos uma proposta de trabalho interdisciplinar. O objeto dessa pesquisa é o ensino através de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá e o problema de pesquisa foi: de que forma é possível estabelecer uma ligação entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência através das imagens arqueológicas da Pedra do Ingá em espaços formais e não formais de educação? O objetivo geral apresentado foi: desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar a partir de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. Os objetivos específicos são: estabelecer relações interdisciplinares entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência; apresentar uma proposta de ensino para ser desenvolvida em espaços formais e não formais de educação e promover uma discussão sobre a arqueologia da Pedra do Ingá com os participantes da pesquisa relacionando aspectos históricos e socioculturais para a comunidade na qual os participantes da pesquisa estão inseridos. Os principais autores que embasam o referencial teórico desse trabalho são: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) e Costella (2002). A metodologia da pesquisa foi a da autora Minayo (2016), que divide a pesquisa em três etapas: a fase exploratória, trabalho de campo; tratamento e análise do material. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e os trabalhos artísticos realizados pelos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa vinte e seis adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que são estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB. O produto educacional da pesquisa é o “Caderno Educacional”, neste apresentamos uma proposta de ensino interdisciplinar para se trabalhar as imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. A pesquisa constatou que ainda há muita necessidade de se trabalhar as imagens arqueológicas através de um ensino interdisciplinar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectArqueologia-
Palavras-chave: dc.subjectEtnociência-
Palavras-chave: dc.subjectPetróglifos-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectArts-
Palavras-chave: dc.subjectArchaeology-
Palavras-chave: dc.subjectEthnoscience-
Palavras-chave: dc.subjectPetroglyphs-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia/Tecnologia/Gestão-
Título: dc.titleImagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá-
Título: dc.titleArcheological images as a possibility of interdisciplinary teaching: the case study of Pedra do Ingá-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.