Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrero, Sérgio Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Jaqueline Aparecida Maskeli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:23:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:23:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35784 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094473 | - |
Descrição: dc.description | This bibliographical review aims to deepen discussions about the teaching of Philosophy in High School, exploring available resources and adopting learning methods that incorporate students into philosophy in the classroom, enabling a more comprehensive and integral education, even knowing the curricular proposal that emphasizes the development of skills and abilities that would not be the focus of philosophical teaching. Philosophy being a complex knowledge, the fact of teaching it or even providing access to high school students, characterizes it as being important and necessary to simplify it. Methodologically, bibliographical research and literature review are used, based on an immanent and structural reading of the indicated texts. The choice of the topic was motivated by its importance and by knowing which teaching resources can be used so that students can effectively learn philosophy, understand the different definitions that exist and also the relationships that are established in daily experience and their questioning about the teaching and learning of philosophy From this new thinking it can be understood that philosophy is beyond a mandatory subject, and highlights Because it is of vital importance for citizenship, if there is no understanding of philosophy, the potential of life is not understood and reality is not understood. Working on theoretical philosophy leads to an understanding of how the exercise of thought will be able to bring about concerns that are often not answered at the current moment. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo aprofundar as discussões acerca do ensino da Filosofia no Ensino Médio, explorando recursos disponíveis e adotando métodos de aprendizagem que incorporem os alunos à filosofia em sala de aula, possibilitando uma educação mais abrangente e integral, mesmo sabendo da proposta curricular que enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades que não seria o foco do ensinar filosófico. A filosofia sendo um saber complexo, o fato de se ensiná-la ou ainda propiciar o acesso aos alunos do ensino médio, caracteriza como sendo importante e necessário simplificá-la. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura, a partir de uma leitura imanente e estrutural dos textos indicados A escolha do tema foi motivada pela sua importância e por conhecer quais recursos didáticos pode-se trabalhar para que efetivamente os alunos possam apreender filosofia, entender as diversas definições que se tem e ainda as relações que se estabelece na experiência diária e seu questionamento sobre o ensino e aprendizagem de filosofia A partir desse novo pensar pode-se entender que a filosofia está além de disciplina obrigatória, e destaca-se por ter uma importância vital para cidadania, se não há compreensão filosofia, não se compreende a potencialidade da vida e se deixa de compreender a realidade. Trabalhar a filosofia teórica remete compreensão de como o exercício do pensamento, será capaz de trazer inquietações que muitas vezes não são respondidas no momento atual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A construção de uma didática filosófica: suas perspectivas e realidade | - |
Título: dc.title | The construction of a philosophical teaching: its perspectives and reality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: