
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schirigatti, Elisangela Lobo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Públio, Marcelo Abilio | - |
| Autor(es): dc.creator | Perrot, Caroline dos Santos Periard | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:23:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:23:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37585 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094396 | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to identify the colors present in the film Get Out (2017), directed by the american filmmaker Jordan Peele, and analyze how the presence and meaning of these colors either highlight or conceal the social critique related to racism in the United States of America within this production. Through a literature review on the symbolic and psychological aspects of color, this study seeks to understand how the use of red, white, and blue reinforces or conceals the political and social critique of racism present throughout the feature film. First, the paper aims to establish the groundwork with a brief overview of contemporary productions, the history of audiovisual, an understanding of the cinematic language in the horror genre, focusing on the use of colors and their materialization in cinema. Next, a brief study on the representation of social movements in U.S. cinema, with an emphasis on racism, will be conducted. Subsequently, a film analysis methodology (SOUTO, 2020) will be applied to achieve the objective. This methodology will assist in breaking down the film into scenes, identifying the colors present in these scenes, and, finally, analyzing the meaning of these colors in relation to the highlighting or concealing of the social critique regarding racism in the United States of America. The results of this study contribute to an understanding of visual language, specifically the use of colors in cinema as a means to convey political and social messages. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo identificar as cores presentes no filme Corra! (Get Out, 2017), dirigido pelo cineasta norte-americano Jordan Peele, e analisar como a presença e o significado dessas cores evidenciam ou dissimulam a crítica social referente ao racismo nos Estados Unidos da América presentes nesta produção. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito dos aspectos simbólicos e psicológicos da cor, este estudo procura entender como o uso das cores vermelho, branco e azul reforça ou dissimula a crítica política e social do racismo, presente durante todo o longa-metragem. Busca-se, primeiramente, fundamentar o trabalho, em um breve recorte nas produções contemporâneas, a história do audiovisual, na compreensão da linguagem cinematográfica do gênero terror, com foco na utilização das cores e sua materialização pelo cinema. Em seguida, faz-se um breve estudo sobre a representação dos movimentos sociais no cinema dos EUA, com foco no racismo, haverá a aplicação de uma metodologia de análise fílmica (SOUTO, 2020) com vistas a se atingir o objetivo. Essa metodologia auxiliará na decomposição do filme em cenas, na identificação das cores presentes nessas cenas, e, por fim, na análise do significado dessas cores em relação à evidência ou dissimulação da crítica social referente ao racismo nos Estados Unidos da América. Os resultados deste trabalho contribuem para a compreensão da linguagem visual, mais especificamente o uso das cores, no cinema como meio de transmitir mensagens políticas e sociais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Design | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cor - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simbolismo das cores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinematografia em cores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema em cores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Análise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Color - Psychological aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Symbolism of colors | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Color cinematography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Color motion pictures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures - Analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
| Título: dc.title | Tríade cromática do racismo: uma análise das cores vermelho, azul e branco em Corra!, de Jordan Peele | - |
| Título: dc.title | Chromatic triad of racism: an analysis of the colors red, blue and white in 'Get Out' by Jordan Peele | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: