
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freire, Flavio Bentes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freire, Flavio Bentes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Celimar Azambuja | - |
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Fernando Oliveira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Welzel, Carolina Cassiano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:23:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:23:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30754 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094345 | - |
| Descrição: dc.description | The uncontrolled impermeabilization of big urban centers causes serious social and infrastructural problems, such as inundations, flooding, and the spread of diseases. Aiming to mitigate the effects of this situation, the preference for surface coverings that allow infiltration of rainwater has been growing, whether to delay overflows or to reuse the overflown rainwater. Permeable pavements are a relatively low-cost and easy-toimplement alternative that achieves this goal, and studies are needed to better understand it’s behavior under various environmental circumstances. This work seeks to quantify the values of runoff, infiltration and flow generated by a simulated precipitation over a UTFPR parking lot and aims to analyze how the adoption of permeable pavements, such as porous concrete (BCP) and porous asphaltic concrete (CPA), combined with infiltration trenches, can impact these parameters. To this end, the study area and the LID (Low Impact Development) devices applied to it were modeled in the Storm Water Management Model – SWMM software, while also evaluating the effectiveness of using this type of tool in microdrainage studies. The results obtained by simulations indicated that all scenarios of device’s application reached the objective of reducing surface runoff values and increasing soil infiltration on the study region. The combination of CPA-type permeable pavement with the use of an infiltration trench provided the best performance, reducing runoff by up to 20% when compared to current ground cover conditions. SWMM was proved as a relevant software for the analysis conducted, despite the large number of experimental parameters needed for modeling each scenario. | - |
| Descrição: dc.description | A impermeabilização descontrolada dos grandes centros urbanos acarreta sérios problemas sociais e de infraestrutura, como enchentes, alagamento e propagação de doenças. Visando mitigar os efeitos dessa situação, vem crescendo a preferência por coberturas de superfícies que permitam a infiltração das águas pluviais, seja para retardamento de vazões ou para reutilização do volume escoado. Os pavimentos permeáveis são uma alternativa de relativo baixo custo e fácil implementação que atingem esse objetivo, e se fazem necessários estudos para melhor compreensão de seu comportamento sob variadas circunstâncias ambientais. Este trabalho tem como objetivo quantificar os valores de escoamento, infiltração e vazão gerados por uma precipitação simulada sobre um estacionamento da UTFPR, e analisar de que forma a adoção de pavimentos permeáveis do tipo concreto poroso (BCP), concreto asfáltico poroso (CPA), combinados com trincheiras de infiltração, podem impactar nestes parâmetros. Para tal, optou-se por modelar a área de estudo e dispositivos LID (Low Impact Development) nela aplicados no software Storm Water Management Model – SWMM, avaliando ainda a efetividade do uso deste tipo de ferramenta em estudos de microdrenagem. Os resultados obtidos pelas simulações indicaram que a todos os cenários de aplicação dos dispositivos atingiram o objetivo de reduzir os valores escoamento superficial e aumentar da infiltração do solo na região. A combinação do pavimento permeável tipo CPA com o uso de trincheira de infiltração apresentou o melhor desempenho, reduzindo o escoamento em até 20% quando comparado às condições atuais de cobertura do terreno. O SWMM se provou um software relevante para o tipo de análise conduzida, apesar da grande quantidade de parâmetros experimentais necessários para a modelagem de cada cenário. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de concreto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infiltração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escoamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drenagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inundações | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pavements, Concrete | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seepage | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Runoff | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drainage | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Floods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Uso do software SWMM para avaliação da influência de dispositivos LID nas vazões de águas pluviais geradas no estacionamento da UTFPR Ecoville | - |
| Título: dc.title | Usage of SWMM software on the evaluation of LID device’s influence on rainwater flow rate generated inside UTFPR’s parking lot | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: