Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0990-0892 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fukushima, Kando | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1654948158657986 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Luciana Martha | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0990-0892 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9969574876271040 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Masson, Michel Nunes Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7503329976185513 | - |
Autor(es): dc.creator | Ventura, Jessica Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094148 | - |
Descrição: dc.description | Gê Viana is a visual artist from Maranhão, Brazil, who produces digital and/or analog collages by the junction of photographs, from her authorship, and/or images from archives. Her images challenge the Brazilian historicism, in them the artist develops fictional imagery narratives of dissident bodies inscriptions which suffered deletion and/or violence during the process of the Brazilian society formation. The aim of this work is to look to those images to comprehend how the photography and the collage act as mediation for the construction of her images. Based on the perspective of thinking inherent to the images, proposed by Etienne Samain, in order to observe how her images think. For that, the specificities of the photographic sign are contextualized from its ontology and from a brief history of the consolidation of photography as a means of expression, from this discussion the constructed character of the photographic image is located, which is used together with the collage as mediation for the narratives proposed by Gê Viana. Methodologically, the dissertation uses the artist’s images as a case study, in a detailed and guided reading by the reception of the images which are appreciated in their digital format. For the analysis of the images, the method of analysis proposed by Ana Maria Mauad is used and adapted, having a bibliographical review as a theoretical support for the understanding of these photographic images, which has its perceptual mediation in collage. As a result, it is expected to provide subsidies for a greater understanding of the image, particularly the photographic one, through an expanded reading of Gê Viana’s images, considering that the artistic practice provides support for the understanding of the social insertion of the images. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Gê Viana é uma artista visual maranhense que produz colagens digitais e/ou analógicas a partir da junção de fotografias, de sua autoria, e/ou de imagens provenientes de arquivos. As suas imagens contestam o historicismo brasileiro, nelas a artista produz narrativas imagéticas ficcionais de inscrição de corpos dissidentes que sofreram apagamentos e/ou violências durante o processo de formação da sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é olhar para essas imagens, a fim de se compreender de que maneira a fotografia e a colagem atuam como ações propositivas para a construção do corpus imagético da artista. Baseia-se na perspectiva de pensamento inerente à imagem, proposta por Etienne Samain, para que se observe como as imagens da artista pensam. Para tanto, contextualiza-se as especificidades do signo fotográfico a partir da sua ontologia e de um breve histórico da consolidação da fotografia como meio de expressão, dessa discussão localiza-se o caráter construtivo da imagem fotográfica que é aproveitado como lógica de mediação em conjunto com a colagem para a elaboração das narrativas propostas por Gê Viana. Metodologicamente, a dissertação se dá tendo as imagens da artista como um estudo de caso, em uma leitura circunstanciada e pautada na recepção das imagens as quais são apreciadas em seu formato digital. Para a análise das imagens, utiliza-se uma adaptação do método de análise proposto por Ana Maria Mauad, tendo a revisão bibliográfica como suporte teórico para o entendimento dessas imagens fotográficas, que tem na colagem sua mediação perceptiva. Como resultados, espera- se fornecer subsídios para uma maior compreensão da imagem, em particular a fotográfica, por meio de uma leitura expandida das imagens de Gê Viana, tendo em vista que a prática artística propicia suporte para o entendimento da inserção social das imagens. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia na arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotomontagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography in art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photomontage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Fotografia e colagem na elaboração do pensamento artístico a partir da produção de Gê Viana | - |
Título: dc.title | Photography and collage in the elaboration of artistic thinking as from Gê Viana’s production | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: