Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Romero, Adriano Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Romero, Rafaelle Bonzanini | - |
Autor(es): dc.contributor | Pricinotto, Gustavo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danielle da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094146 | - |
Descrição: dc.description | In thepresent work, we report on the elaboration, development and evaluation processes of thematic workshops on health, structured using Robert Gagné's instructional events as a basis, aiming at their application with children and adolescents assisted by LivingServices and Strengthening Linkages of Campo Mourão/ PR. Understanding the research location as a nonformal space for teaching and learning, and the importance of developing activities that result in learning for the public assisted by these services, even in nonschooled places, we adopted the theory of teaching as a guiding reference for the elaboration of the thematic workshops and learning by Robert Gagné. For this, eight thematic workshops were elaborated (physical health, mental health and social health) that sought to explore different educational resources videos, animations, experimental activities, illustrated books, educational games in order to meet the heterogeneity of age and schooling of the target audience, children and adolescents between 6 and 14 years old. The elaborated thematic workshops were developed, for the most part, without the need for modifications, a fact that reinforces the importance of the teaching planning process. We conclude that the function of the educator, when working with Gagné's educational instructions, is that of planner and administrator of instruction and evaluator of learning. These functions were carried out during the elaboration, development and evaluation processes of the thematic workshops and reported in this work. | - |
Descrição: dc.description | No presente trabalho relatamos sobre os processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de oficinas temáticas sobre saúde, estruturadas utilizando como base os eventos instrucionais de Robert Gagné, visando sua aplicação com crianças e adolescentes assistidas por Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Campo Mourão/PR. Entendendo o local da pesquisa como um espaço não formal de ensino e aprendizagem, e da importância de mesmo em locais não escolarizados desenvolver atividades que resultem em aprendizagens ao público assistido por esses serviços, adotamos como referencial norteador da elaboração das oficinas temáticas a teoria de ensino e aprendizagem de Robert Gagné. Para isso, foram elaboradas oito oficinas temáticas (saúde física, saúde mental e saúde social) que buscaram explorar recursos educacionais diferenciados - vídeos, animações, atividades experimentais, livros ilustrados, jogos educacionais - a fim de atender a heterogeneidade de idade e de escolarização do público alvo, crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos de idade. As oficinas temáticas elaboradas foram desenvolvidas, em sua maioria, sem necessidades de modificações, fato que reforça a importância do processo de planejamento do ensino. Concluímos que, a função do educador, ao trabalhar com as instruções educacionais de Gagné, é a de planejador e administrador da instrução e de avaliador da aprendizagem. Essas funções foram realizadas durante a execução dos processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas e relatadas no presente trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Química | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning, Psychology of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Charities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Estruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné | - |
Título: dc.title | Structuring of thematic workshops on health based on Robert Gagné's instructional events | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: