Estruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomero, Adriano Lopes-
Autor(es): dc.contributorRomero, Adriano Lopes-
Autor(es): dc.contributorRomero, Rafaelle Bonzanini-
Autor(es): dc.contributorPricinotto, Gustavo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Danielle da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:22:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:22:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094146-
Descrição: dc.descriptionIn thepresent work, we report on the elaboration, development and evaluation processes of thematic workshops on health, structured using Robert Gagné's instructional events as a basis, aiming at their application with children and adolescents assisted by LivingServices and Strengthening Linkages of Campo Mourão/ PR. Understanding the research location as a non­formal space for teaching and learning, and the importance of developing activities that result in learning for the public assisted by these services, even in non­schooled places, we adopted the theory of teaching as a guiding reference for the elaboration of the thematic workshops and learning by Robert Gagné. For this, eight thematic workshops were elaborated (physical health, mental health and social health) that sought to explore different educational resources ­videos, animations, experimental activities, illustrated books, educational games ­in order to meet the heterogeneity of age and schooling of the target audience, children and adolescents between 6 and 14 years old. The elaborated thematic workshops were developed, for the most part, without the need for modifications, a fact that reinforces the importance of the teaching planning process. We conclude that the function of the educator, when working with Gagné's educational instructions, is that of planner and administrator of instruction and evaluator of learning. These functions were carried out during the elaboration, development and evaluation processes of the thematic workshops and reported in this work.-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho relatamos sobre os processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de oficinas temáticas sobre saúde, estruturadas utilizando como base os eventos instrucionais de Robert Gagné, visando sua aplicação com crianças e adolescentes assistidas por Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Campo Mourão/PR. Entendendo o local da pesquisa como um espaço não formal de ensino e aprendizagem, e da importância de mesmo em locais não escolarizados desenvolver atividades que resultem em aprendizagens ao público assistido por esses serviços, adotamos como referencial norteador da elaboração das oficinas temáticas a teoria de ensino e aprendizagem de Robert Gagné. Para isso, foram elaboradas oito oficinas temáticas (saúde física, saúde mental e saúde social) que buscaram explorar recursos educacionais diferenciados - vídeos, animações, atividades experimentais, livros ilustrados, jogos educacionais - a fim de atender a heterogeneidade de idade e de escolarização do público alvo, crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos de idade. As oficinas temáticas elaboradas foram desenvolvidas, em sua maioria, sem necessidades de modificações, fato que reforça a importância do processo de planejamento do ensino. Concluímos que, a função do educador, ao trabalhar com as instruções educacionais de Gagné, é a de planejador e administrador da instrução e de avaliador da aprendizagem. Essas funções foram realizadas durante a execução dos processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas e relatadas no presente trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Química-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLearning, Psychology of-
Palavras-chave: dc.subjectCharities-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné-
Título: dc.titleStructuring of thematic workshops on health based on Robert Gagné's instructional events-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.