Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertogna, Eduardo Giometti | - |
Autor(es): dc.contributor | Brolin, Leandro Castilho | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertogna, Eduardo Giometti | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, João Henrique Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094085 | - |
Descrição: dc.description | The growing increase in the number of vehicles leads to increased congestion in large cities, directly impacting the population's routine. Many cities have a saturated traffic situation, in which there are not many alternatives for the resolution of this effect. A large part of the time that drivers are stuck in traffic is due to traffic lights that work continuously with a fixed time, regardless of the amount of vehicle flow. With this, the Intelligent Traffic Light Control uses Fuzzy Logic to minimize congestion at peak hours and enable traffic flow. Its operation is able to adapt according to the amount of vehicle flow on each road. The work aims to analyze the efficiency of the system using Fuzzy Logic obtained by MATLAB software and simulate through the SUMO software with real data from two intersections with high flow of vehicles in the city of Maringa making the comparison of the intersection with fixed time traffic lights and traffic lights using the Intelligent Control of Fuzzy Logic. | - |
Descrição: dc.description | Os crescentes aumentos de veículos proporcionam o aumento de congestionamentos em grandes cidades, impactando diretamente a rotina da população. Muitas cidades possuem a situação de tráfego saturada, no qual não há muitas alternativas para a resolução deste efeito. Grande parte do tempo em que os motoristas ficam parados no trânsito são em decorrência de semáforos que funcionam continuamente com tempo fixo, independentemente da quantidade de fluxo de veículos. Com isso, o Controle Inteligente de Semáforos utiliza a Lógica Fuzzy para minimizar os congestionamentos em horários de pico e possibilitar a fluidez do trânsito. Seu funcionamento é capaz de se adaptar de acordo com a quantidade de fluxo de veículos em cada via. O trabalho tem como objetivo analisar a eficiência do sistema utilizando a Lógica Fuzzy obtida pelo Software MATLAB e simular através do Software SUMO com dados reais de dois cruzamentos com alto fluxo de veículos da cidade de Maringá realizando a comparação do cruzamento com semáforos de tempo fixo e os semáforos utilizando o Controle Inteligente da Lógica Fuzzy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica difusa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Congestionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trânsito - Sinais e sinalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de controle inteligente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic congestion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traffic signs and signals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelligent control systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Controle inteligente de semáforos utilizando a lógica fuzzy | - |
Título: dc.title | Intelligent traffic light control using fuzzy logic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: