
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Hrescak, Rafaela Diogo | - |
| Autor(es): dc.creator | Trevisan, André Luis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/937 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094041 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents a study of the written production of Elementary School students in the fourth grade on a task divided in steps containing an open question of Mathematics. The objective was to investigate how students dealt with this type of issue through discovering the strategies most used and the most frequent errors. It was used a task divided in steps with an assessment perspective as a research practice and a learning opportunity, which helped to provide some information on the students’ mathematical reasoning, as well as aiding on reflections upon teaching practice. | - |
| Descrição: dc.description | Apresentamos um estudo da produção escrita de alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, em uma tarefa em fases contendo uma questão aberta de Matemática. Nosso objetivo foi investigar o modo como os alunos lidaram com esse tipo de questão, por meio do levantamento das estratégias mais utilizadas e dos erros mais frequentes. Utilizamos uma tarefa em fases numa perspectiva de avaliação como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, que nos auxilia fornecendo informações sobre o raciocínio matemático dos alunos, bem como propicia reflexões a respeito da nossa própria prática docente. | - |
| Descrição: dc.description | 5000 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Relação: dc.relation | Vidya | - |
| Relação: dc.relation | http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2013/05.pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fundamental education | - |
| Título: dc.title | Tarefa em fases em aulas de matemática: análise de uma experiência nos anos iniciais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: