
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Chiquera, Adriana de Souza Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26752 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094032 | - |
| Descrição: dc.description | A child with autism spectrum syndrome (ASD) has difficulty socializing, so he may have difficulty maintaining emotional contact with his parents or other children. The communication of ASD patients can be very limited, reaching the point where the child does not speak a language. Another characteristic that the autistic person can present is the understanding of gestures and imitations, which ends up making contact with others difficult. This study consists of a bibliographic search and aims to show the importance and need for the diagnosis and rehabilitation process in TEA based on scientific advances in the area.Thus, to incorporate children with ASD in mainstream schools, there is a need for a reorganization and adaptation of the school environment, but mainly of the teaching staff so that a better development of their abilities occurs. Despite its limitations, it is essential for its growth that the autistic person is treated in the same way as other students. Therefore, the promise of language and social interaction is the key to seek different clinical and educational methods for children with Autism Spectrum Disorder in social life. | - |
| Descrição: dc.description | Uma criança com síndrome do espectro do autismo (TEA) tem dificuldade desocialização, então ela pode apresentar dificuldade para manter contato emocional com seus pais ou outras crianças. A comunicação dos portadores de TEA pode ser muito limitada, chegando a um ponto em de a criança não dominar um idioma. Outra característica que o autista pode apresentar é a compreensão de gestos e imitações, o que acaba dificultando o contato com os outros. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e tem o objetivo de mostrar a importância e necessidade do diagnóstico e do processo de reabilitação no TEA com base nos avanços científicos na área. Desse modo, para incorporar as crianças com TEA nas escolas regulares é necessário que haja uma reorganização e adaptação do ambiente escolar, mas principalmente do corpo docente para que ocorra um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Apesar de suas limitações, é essencial para seu crescimento que o autista seja tratado da mesma forma que os demais alunos. Assim sendo, a promessa da linguagem e da interação social é a chave para buscar diferentes métodos clínicos e educacionais para a criança portadora do Transtorno do Espectro do Autismo na vida social. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Transtorno do espectro autista: características e potencialidades | - |
| Título: dc.title | Autistic spectrum disorder: features and potentialities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: