Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Jaqueline de Morais | - |
Autor(es): dc.contributor | Rospide, Alessandra Paula Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Emilly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094029 | - |
Descrição: dc.description | With the increase in popularity of investigative series, there has been greater interest in the work of forensic scientists. In this context, the present work aimed to develop a game about Forensic Biology with an emphasis on Botany for teaching Science and Biology in informal teaching spaces, with the aim of awakening interest in the topic and promoting more meaningful learning, both in classroom and informal spaces. The work has an exploratory nature, as it aimed to develop and clarify concepts and ideas of Forensic Botany, in addition to being applied in nature, as a game was created as a teaching tool. It is concluded from this work that the use of educational games is an effective strategy to make Science and Biology teaching more attractive and meaningful. Furthermore, the use of games as a teaching tool shows promise for teaching in informal spaces, providing a dynamic and stimulating approach for students. | - |
Descrição: dc.description | Com o aumento da popularidade dos seriados de investigação, tem surgido um maior interesse pelo trabalho dos cientistas forenses. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo sobre Biologia Forense com ênfase em Botânica para o ensino de Ciências e Biologia em espaços informais de ensino, com o intuito de despertar o interesse pelo tema e promover uma aprendizagem mais significativa, tanto em sala de aula quanto nos espaços informais. O trabalho possui cunho exploratório, pois visou a desenvolver e esclarecer conceitos e ideias da Botânica Forense, além de ser de natureza aplicada, visto que foi elaborado um jogo como forma de ferramenta didática. Conclui-se com esse trabalho que o uso de jogos educativos pode ser estratégia eficaz para tornar o ensino de Ciências e Biologia mais atrativo e significativo. Além disso, a utilização de jogos como ferramenta didática mostra-se promissora para o ensino em espaços formais e informais proporcionando uma abordagem dinâmica e estimulante para os estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forensic botany | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Explorando a biologia forense: “desvendando o mistério botânico” | - |
Título: dc.title | Exploring forensic biology: “unraveling the botanical mystery” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: