
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luciana Boemer Cesar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
| Autor(es): dc.creator | Bender, Beatriz Caroline Gosmann | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:22:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:22:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35144 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1094017 | - |
| Descrição: dc.description | Since the antique, until this moment, the humanity uses medicinal plants in many situations: shelter, clothes, health etc. In Brazil, since 2006, we have the medicinal plants and herbal national politcs, whose objectives are to guarantee the safe acess and the national use of medicinal plants and herbals, promoting the sustentable use of the biodiversity, the development of the productive chain and of the national industry. In school, is extremely relevant the random and the valorization of the medicinal plants knowledge. In the presente moment, with the synthetics medicines, the young people doesn´t have interest in talking with your grandparents or other people about the medicinal plants knowledge, so it is important prevent them from being lost with new habits. Pondered it, the present project has as objective investigate the conceptions and pratics related to the medicinal plants of the high school students of one public school. It will be a qualitative research and will be used questionarys, field diarys and teorical-pratic classes for the data collect. Tha datas analyses will be made by the contents collect. The project was well received by the school community, and the objectives were successfully achieved. | - |
| Descrição: dc.description | Desde a antiguidade até os tempos atuais o ser humano utiliza plantas em várias situações: abrigo, roupas, saúde, etc. No Brasil desde 2006 temos a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos que tem como objetivos garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional. Na escola, é de extrema importância o resgate e a valorização dos saberes sobre as plantas medicinais. Na atualidade com a facilidade do uso dos medicamentos sintéticos, os jovens não têm mais tanto interesse em conversar com seus avós/ou pessoas sobre os conhecimentos das plantas medicinais, assim, o resgate destes saberes se torna importante para que não se percam com novos hábitos. Diante dessas considerações, o presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções e práticas relacionadas às plantas medicinais de alunos do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Francisco Beltrão- PR. A pesquisa de cunho qualitativo se utilizou de questionários, diário de campo e aulas teórico-práticas, para coleta de dados. As análises dos dados se deram por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram a importância da temática na escola, tornando a aprendizagem dos conhecimentos sobre as plantas significativa. O projeto foi muito bem aceito pela comunidade escolar, os objetivos foram alcançados com êxito. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Elementar) - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicinal plants | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching (Elementary) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
| Título: dc.title | Concepções e práticas sobre plantas medicinais: um estudo com alunos do ensino médio | - |
| Título: dc.title | Conceptions and practices about medicinal plants: a study with high school students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: