Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Matheus Lincoln Borges dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
Autor(es): dc.contributor | Lenz, Jorge Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Cimador, Christian Maslinkiewiecz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:21:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:21:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32613 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093884 | - |
Descrição: dc.description | The Physics didactic laboratory has been an object of study and discussion in the area of Physics Teaching for some time. Understanding how and if Physics teachers use the didactic laboratory can contribute to making its use more efficient. Considering this premise, the objective of this work is to investigate, according to the perception of teachers who teach Physics in state schools in São José dos Pinhais, Paraná, the conditions for carrying out laboratory activities. As an instrument for data production, a questionnaire was developed, applied through an online form, to 15 Physics teachers. To analyze the data, categories were created that allowed characterizing the teachers, the training they had to work with didactic laboratories, the conditions of the laboratories and the strategies they develop to minimize the difficulties in carrying out activities in the laboratory. Data analysis showed that, despite the advancement of Physics teaching methodologies, teachers still have difficulties to use the laboratory for numerous reasons, the main ones being the lack of school structure and incomplete laboratory materials. Because of this, many teachers use alternative materials to carry out the activities. | - |
Descrição: dc.description | O laboratório didático de Física há algum tempo tem sido objeto de estudo e discussão na área de Ensino de Física. Compreender como e se os professores de Física utilizam o laboratório didático pode contribuir para tornar o seu uso mais eficiente. Considerando esta premissa, o objetivo deste trabalho é investigar, segundo a percepção dos professores que ministram a disciplina de Física em escolas estaduais de São José dos Pinhais, Paraná, as condições para realizar atividades de laboratório. Como instrumento para a produção dos dados foi desenvolvido um questionário, aplicado por meio de um formulário on-line, com a participação de 15 professores de Física. Para analisar os dados foram criadas categorias que permitiram caracterizar os professores, a formação que tiveram para trabalhar com laboratórios didáticos, as condições dos laboratórios e as estratégias que eles desenvolvem para minimizar as dificuldades para realizar atividades no laboratório. A análise dos dados mostrou que, apesar do avanço das pesquisas a cerca das metodologias de ensino de Física, os professores ainda apresentam dificuldades para usar o laboratório por diversos motivos, sendo os principais a falta de estrutura das escolas e materiais de laboratório incompletos. Por conta disso, muitos professores utilizam materiais alternativos para a realização das atividades. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - São José dos Pinhais (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools - São José dos Pinhais (Brazil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores de escolas de São José dos Pinhais | - |
Título: dc.title | Research on the use of the teaching laboratory of physics by school teachers in São José dos Pinhais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: