Aprendizagem lúdica: brinquedo para auxiliar na alfabetização infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Marta Karina-
Autor(es): dc.contributorLeite, Marta Karina-
Autor(es): dc.contributorPadilha, Juliane de Bassi-
Autor(es): dc.contributorFontana, Isabela Mantovani-
Autor(es): dc.creatorMaldaner, Ianara de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:21:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:21:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37591-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093813-
Descrição: dc.descriptionOf the various stages that are part of child development, the process of literacy holds great importance, as it is during this period that children learn to express themselves and develop essential skills for social interaction. In order to make literacy less tedious and uninteresting for children, educational toys have been developed. Playful activities provide fun and contribute to the physical, emotional, mental, and social development of children. The present work aims to produce a playful toy that stimulates the learning of children in the process of literacy. To achieve this, methodologies were used to help understand the needs of users and structure the design project. Theoretical references were researched that introduce the classification of toys and playful activities, the stages involved in literacy, and the historical, sociocultural, and project context of toy design. Based on the theoretical research and the proposed methodology, analyses of similar products were conducted, followed by interviews with users in the area of education and the generation of alternatives. After selecting the alternative that best fit the project’s objective, refinement and prototype production followed. Finally, the product was implemented by an elementary education professional to verify whether the goal of encouraging the literacy process through a playful tool was achieved.-
Descrição: dc.descriptionDas diversas etapas que fazem parte do desenvolvimento infantil, o processo de alfabetização possui grande importância, visto que é nesse período que as crianças aprendem a se expressar e desenvolvem habilidades essenciais para a vivência em sociedade. A fim de tornar a alfabetização menos cansativa e desinteressante para a criança, os brinquedos educativos são desenvolvidos. A atividade lúdica proporciona diversão e colabora com o desenvolvimento físico, emocional, mental e social das crianças. O presente trabalho tem o intuito de produzir um brinquedo lúdico que instigue o aprendizado de crianças em processo de alfabetização. Para isso, são utilizadas metodologias que auxiliaram na compreensão das necessidades dos usuários e na estruturação do projeto de design. São pesquisados por referenciais teóricos que introduzem as classificações de brinquedos e atividades lúdicas, as etapas que envolvem a alfabetização e o contexto histórico, sociocultural e projetual do design de brinquedos. A partir da pesquisa teórica e da metodologia proposta, são realizadas análises de similares, seguida por entrevistas com usuários da área da educação e gerações de alternativas. Após a seleção da alternativa que melhor se encaixa com o objetivo do projeto, segue-se para o refinamento e produção do protótipo. Por fim, o produto é implementado por uma profissional da educação fundamental, para verificar se o objetivo de incentivar o processo de alfabetização por uma ferramenta lúdica é atingido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDesign-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos - Confecção-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de produto-
Palavras-chave: dc.subjectToy making-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectEducational toys-
Palavras-chave: dc.subjectProduct design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleAprendizagem lúdica: brinquedo para auxiliar na alfabetização infantil-
Título: dc.titlePlayful learning: toy to assist in child literacy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.