Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Anelize Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Isabella Cristina Galvan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:21:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:21:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093801 | - |
Descrição: dc.description | The Teaching of Sciences has a great importance, being this teaching characterized by introduce knowledge that collaborates greatly for the understanding world understanding and also for the identify of the man as part of it. In addition, Science Teaching also includes a role of formation and sensitization, by means of teaching of new knowledge and reflection. So that this information to be transposed, it must be made interesting to the eyes of the students. So, the objective of this work was to awakening interest in Environmental Education through the elaboration of a spelling book, using this as a teaching tool for students of the 6th Elementary School. For elaboration the didactic material, a previous research was necessary with teachers of Sciences of the municipality of Dois Vizinhos-Paraná, to produce a useful material and that met the main needs of the teachers, this research was efficient to find a relevant subject for the production of the material. After the preparation of the booklets, they were applied with a group of 6º of the municipality of Dois Vizinhos. In this way the use of the spelling book aimed to insert the Environmental Education in a more attractive way for the students and and contribute to some teachers' needs. | - |
Descrição: dc.description | O Ensino de Ciências possui uma grande importância, sendo este ensino caracterizado por apresentar conhecimentos que colaboram grandemente para a compreensão do mundo e também para o reconhecimento do homem como parte do mesmo. Além disso, o Ensino de Ciências também compreende um papel de formação e sensibilização, por meio do ensinamento de novos saberes e da reflexão. Para que estas informações sejam transpostas, é necessário que as mesmas se tornem interessantes aos olhos dos estudantes. Assim, o objetivo deste trabalho foi despertar o interesse pela Educação Ambiental através da elaboração de uma cartilha, utilizando esta como ferramenta de ensino para estudantes do 6º do Ensino Fundamental. Para elaboração do material didático, tornou-se necessário uma pesquisa prévia com professores de Ciências do município de Dois Vizinhos, Paraná, a fim de produzir um material útil e que atendesse as principais necessidades dos professores, tal pesquisa foi eficiente para deparar um tema relevante para a produção do material. Após a confecção das cartilhas, as mesmas foram aplicadas com uma turma de 6º do município de Dois Vizinhos. Desta maneira a utilização das cartilhas visou inserir a Educação Ambiental de maneira mais atrativa para os alunos e contribuir com algumas necessidades dos professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | O uso de cartilha como ferramenta para promover a educação ambiental no ensino de Ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: