Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Blanco, Daniel Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.creator | Sartor, Gisela Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:21:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:21:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093796 | - |
Descrição: dc.description | The theme of this work is emotional intelligence, its historical context, and its association in the teachinglearning process. This is an exploratory, qualitative research, whose methodological procedure of bibliographic review sought to analyze the influence of the theory of emotional intelligence on the perception of the teaching and learning process. Emotional intelligence can be understood as a cross between interrelated emotional and social competencies, skills and facilities that determine how effectively we understand and express ourselves, understand others, relate to them, and deal with daily demands. The results indicate that emotional intelligence correlates strongly with academic performance, regardless of the measurement instrument used. The main variables of emotional intelligence associated with academic performance were: intrapersonal, interpersonal, adaptability and stress management, in addition to motivation. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a inteligência emocional, sua contextualização histórica, e sua associação no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, cujo procedimento metodológico de revisão bibliográfica buscou analisar a influência da teoria da inteligência emocional na percepção do processo de ensino-aprendizagem. A inteligência emocional pode ser compreendida como um cruzamento de competências emocionais e sociais inter-relacionadas, habilidades e facilidades que determinam o quão efetivamente nos entendemos e nos expressamos, entendemos os outros, nos relacionamos com eles, e lidamos com as demandas diárias. Os resultados encontrados indicam que a inteligência emocional se correlaciona fortemente com o desempenho acadêmico, independente do instrumento de mensuração utilizado. As principais variáveis da inteligência emocional associadas ao desempenho acadêmico foram: intrapessoal, interpessoal, adaptabilidade e gerenciamento de estresse, além da motivação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotional intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soft skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A inteligência emocional no processo de ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Emotional intelligence in the teaching-learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: