Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Díaz Uzcategui, Francisco Javier | - |
Autor(es): dc.creator | Jorge, João Pedro Gonçalves Barreiro Passos | - |
Autor(es): dc.creator | Farago, Renata Samira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:21:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:21:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31579 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093733 | - |
Descrição: dc.description | The teaching of Brazilian Portuguese to migrants is currently offered at no cost by public and private universities through extension programs such as the Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) and Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), aiming at the insertion of this population in Brazilian society by using concepts such as Language as action in the world. This work proposes the adaptation of the Future Workshop technique, from the Participatory Design approach, in the process of making educational resources used by the PFOL and PBMIH programs available in the digital environment. As a result, based on the application of the adapted Future Workshop, this course completion work proposes a model for applying this technique remotely and partially asynchronously, which best suits the context experienced by the participants, contributing positively to their learning experience and social inclusion. | - |
Descrição: dc.description | O ensino do Português Brasileiro para migrantes é atualmente oferecido de maneira gratuita por universidades públicas e privadas a partir de programas de extensão tais quais o Programa de Português para Falantes de outras Línguas (PFOL) e o Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), tendo por intuito a inserção desta população na sociedade brasileira usando conceitos como Língua como ação no mundo. Este trabalho propõe a adaptação da técnica Future Workshop, proveniente da abordagem Design Participativo, na disponibilização dos recursos educacionais utilizados pelos programas PFOL e PBMIH para o meio digital. Como resultado, a partir da aplicação do Future Workshop adaptado, este trabalho de conclusão de curso propõe um modelo de aplicação dessa técnica de maneira remota e parcialmente assíncrona, que melhor se adeque ao contexto vivido pelas pessoas participantes, contribuindo positivamente para sua experiência de ensino e inclusão social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos | - |
Palavras-chave: dc.subject | User-centered system design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immigrants - Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Aplicação de uma abordagem participativa em um repositório educacional aberto para o ensino do português brasileiro para migrantes | - |
Título: dc.title | Application of a participatory approach in an open educational repository for the teaching of brazilian portuguese to migrants | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: