Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevan, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Adriana Lopes Curado Correia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:21:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:21:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25225 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093732 | - |
Descrição: dc.description | This research analysed if the practice of garden cultivation in schools promotes Environmental Education in Basic school, through bibliometric studies. We chose the Google Scholar platform as a research source, selecting documents published between 2009 and 2019, with the following expressions: “school garden”, “environmental education” and “public school”, 762 articles were selected. The bibliometric study allowed to verify a linear growth over the period with greater incidence of publications referring to the use of the school garden in the final years of elementary school in municipal schools. The bibliometric study allowed us to state that the school garden is an indicator of the practice of Environmental Education, since 41% of the publications are in this area, in addition to that publications that report a practice, 93% report a positive experience. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa analisou se a prática de cultivo de hortas nas escolas promove a Educação Ambiental na Educação Básica, através de estudos bibliométricos. Elegemos como fonte de pesquisa a plataforma Google Acadêmico, selecionando documentos publicados entre os anos de 2009 e 2019, com as seguintes expressões: “horta escolar”, “educação ambiental” e “escola pública”, sendo selecionados 762 artigos. O estudo bibliométrico permitiu verificar um crescimento linear ao longo do período, com maior incidência de publicações referentes ao uso da horta escolar nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais. O estudo bibliométrico permitiu afirmar que a horta escolar é um indicador de prática da Educação Ambiental, pois 41% das publicações são dessa área, além de indicar que das publicações que relatam uma prática, 93% relatam uma experiência positiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Hortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométrica | - |
Título: dc.title | School gardens as a teaching tool in environmental education: a bibliometric analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: