Análise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueira, Cleonis Viater-
Autor(es): dc.contributorPires, Liceia Alves-
Autor(es): dc.contributorCamicia, Rafaela Greici da Motta-
Autor(es): dc.contributorFigueira, Cleonis Viater-
Autor(es): dc.creatorSilva Junior, Tainara Aparecida da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093549-
Descrição: dc.descriptionThis research is within the scope of Mathematics Education and its general objective is to analyze how Statistics content is approached, based on the definitions and examples present in Mathematics books from the 3rd year of high school that were or are used in Brazilian public schools. , as well as whether they meet their guiding document. The National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCNEM) will be used as a reference. Therefore, the research revealed that the books analyzed cover Statistics content in a similar way. In other words, conceptualization, application example or example and the conceptualization later. Still, what is not evident in the approaches are the discussions about the use of one measure to the detriment of the other. For example, when the median is more appropriate than the arithmetic mean, or when the standard deviation is more consistent than the mean.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se encontra no âmbito da Educação Matemática e tem como objetivo geral analisar como é abordado o conteúdo de Estatística, a partir das definições e exemplos presentes em livros de Matemática do 3° ano do Ensino Médio que foram ou são utilizados em escolas públicas brasileiras, bem como se eles atendem ao seu documento norteador. Será utilizado como referencial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Portanto, a pesquisa revelou que os livros analisados trabalham os conteúdos de Estatística de forma semelhante. Ou seja, conceituação, exemplo de aplicação ou exemplo e a conceituação posteriormente. Ainda, o que não fica evidenciado nas abordagens são as discussões sobre o uso de uma medida em detrimento da outra. Por exemplo, quando a mediana é mais adequada que a média aritmética, ou quando o desvio padrão é mais coerente que a média.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de segundo grau-
Palavras-chave: dc.subjectStatistics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleAnálise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio-
Título: dc.titleTextbook analysis: comparing statistics content in mathematics books in the 3rd year of high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.