Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Liceia Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Camicia, Rafaela Greici da Motta | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Junior, Tainara Aparecida da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33926 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093549 | - |
Descrição: dc.description | This research is within the scope of Mathematics Education and its general objective is to analyze how Statistics content is approached, based on the definitions and examples present in Mathematics books from the 3rd year of high school that were or are used in Brazilian public schools. , as well as whether they meet their guiding document. The National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Parameters for Secondary Education (PCNEM) will be used as a reference. Therefore, the research revealed that the books analyzed cover Statistics content in a similar way. In other words, conceptualization, application example or example and the conceptualization later. Still, what is not evident in the approaches are the discussions about the use of one measure to the detriment of the other. For example, when the median is more appropriate than the arithmetic mean, or when the standard deviation is more consistent than the mean. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se encontra no âmbito da Educação Matemática e tem como objetivo geral analisar como é abordado o conteúdo de Estatística, a partir das definições e exemplos presentes em livros de Matemática do 3° ano do Ensino Médio que foram ou são utilizados em escolas públicas brasileiras, bem como se eles atendem ao seu documento norteador. Será utilizado como referencial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Portanto, a pesquisa revelou que os livros analisados trabalham os conteúdos de Estatística de forma semelhante. Ou seja, conceituação, exemplo de aplicação ou exemplo e a conceituação posteriormente. Ainda, o que não fica evidenciado nas abordagens são as discussões sobre o uso de uma medida em detrimento da outra. Por exemplo, quando a mediana é mais adequada que a média aritmética, ou quando o desvio padrão é mais coerente que a média. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de segundo grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Statistics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Análise de livros didáticos: comparando o conteúdo de estatística em livros de matemática do 3° ano do ensino médio | - |
Título: dc.title | Textbook analysis: comparing statistics content in mathematics books in the 3rd year of high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: