Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorMazzarotto Filho, Marco André-
Autor(es): dc.contributorVan Amstel, Frederick Marinus Constant-
Autor(es): dc.creatorSantos, Deborah Eberle dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:20:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:20:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093545-
Descrição: dc.descriptionConsidering the context of practices and education for critical awareness, the following work aims to develop an open educational resource – OER whose objective will be to address the issue of accessibility and digital inclusion, generating discussions and reflections and, finally, greater awareness about the subject in the context of the Design of Experiences and Interfaces of digital products. This project considers the practical workshop format as a starting point for the elaboration of a Report of Experiences in the classroom, considering the search for the disciplinary insertion of Accessibility and Inclusion as relevant parts for the curriculum in Technology in Graphic Design at UTFPR, themes that are also part of Agenda 21 and other inclusion policies undertaken by the University.-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o contexto das práticas e de uma educação para a consciência crítica, o seguinte trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto – REA, cujo objetivo será abordar o tema acessibilidade e inclusão digital, gerando discussões e reflexões e por fim uma maior conscientização a respeito do assunto no contexto do Design de Experiências e Interfaces de produtos digitais. Este projeto considera o formato de oficina prática, como ponto de partida para a elaboração de um Relato de Experiências em sala de aula, considerando a busca da inserção disciplinar da Acessibilidade e da Inclusão como partes relevantes para o currículo em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, temas que inclusive fazem parte da Agenda 21 e de outras políticas de inclusão assumidas pela Universidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Design Gráfico-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de acessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Educacional Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação contra as pessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectBarrier-free design-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectDigital divide-
Palavras-chave: dc.subjectOpen educational resources-
Palavras-chave: dc.subjectDiscrimination against people with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Título: dc.titleAcessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design-
Título: dc.titleAccessibility and digital inclusion: Open Educational Resources for a critical practice of design projects-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.