
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mazzarotto Filho, Marco André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Van Amstel, Frederick Marinus Constant | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Deborah Eberle dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32905 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093545 | - |
| Descrição: dc.description | Considering the context of practices and education for critical awareness, the following work aims to develop an open educational resource – OER whose objective will be to address the issue of accessibility and digital inclusion, generating discussions and reflections and, finally, greater awareness about the subject in the context of the Design of Experiences and Interfaces of digital products. This project considers the practical workshop format as a starting point for the elaboration of a Report of Experiences in the classroom, considering the search for the disciplinary insertion of Accessibility and Inclusion as relevant parts for the curriculum in Technology in Graphic Design at UTFPR, themes that are also part of Agenda 21 and other inclusion policies undertaken by the University. | - |
| Descrição: dc.description | Considerando o contexto das práticas e de uma educação para a consciência crítica, o seguinte trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um recurso educacional aberto – REA, cujo objetivo será abordar o tema acessibilidade e inclusão digital, gerando discussões e reflexões e por fim uma maior conscientização a respeito do assunto no contexto do Design de Experiências e Interfaces de produtos digitais. Este projeto considera o formato de oficina prática, como ponto de partida para a elaboração de um Relato de Experiências em sala de aula, considerando a busca da inserção disciplinar da Acessibilidade e da Inclusão como partes relevantes para o currículo em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, temas que inclusive fazem parte da Agenda 21 e de outras políticas de inclusão assumidas pela Universidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso Educacional Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discriminação contra as pessoas com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Barrier-free design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discrimination against people with disabilities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
| Título: dc.title | Acessibilidade e inclusão digital: Recursos Educacionais Abertos para uma prática crítica de projetos de design | - |
| Título: dc.title | Accessibility and digital inclusion: Open Educational Resources for a critical practice of design projects | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: