
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Anizelli, Tânia Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20177 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093537 | - |
| Descrição: dc.description | We seek through this study provide theoretical support from different authors show how Information and Communication Technologies (ICTs) are present in the daily lives of all people. Thus, the school can not shirk the responsibility to put the computer as a tool for student learning. In this context, directing research to the public EJA, try scoring important considerations regarding literacy, Informatics and Teacher Training resulting in theoretical assumptions directed to Digital Literacy. These considerations were fundamental to observe that the focus of the teaching-learning process is the student and the contents to be worked in class must originate from their experiences and learning, thus contextualizing lessons and valuing school graduates. To better exemplify how informatics and education try to present activities in the classroom integrating computing and Portuguese. | - |
| Descrição: dc.description | Buscamos através deste estudo apresentar a partir do aporte teórico de diferentes autores mostrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Dessa forma, a escola não pode se furtar à responsabilidade de inserir o computador como instrumento de aprendizagem do aluno. Nesse contexto, direcionando as pesquisas ao público da EJA, procuramos pontuar importantes considerações a respeito do Letramento, da Informática e da Formação Docente resultando nos pressupostos teóricos direcionados ao Letramento Digital. Essas considerações foram fundamentais para que se observasse que o foco do processo ensino-aprendizagem é o aluno e que os conteúdos a serem trabalhados em sala devem originar-se a partir de suas vivências e experiências, contextualizando, assim, as aulas e valorizando os egressos da escola. Para melhor exemplificarmos como a informática e educação podem caminhar juntas, procuramos apresentar atividades realizadas em sala de aula integrando informática e língua portuguesa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
| Título: dc.title | A tecnologia da informação como ferramenta de contribuição à formação do aluno da EJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: