
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Dyorgge Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Comin, Bianca Paola | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Dyorgge Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Comin, Bianca Paola | - |
| Autor(es): dc.contributor | Beloni, Belmiro Marcos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rodrigo Scoczynski | - |
| Autor(es): dc.creator | Gusmão, Thaís Domingues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30791 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093517 | - |
| Descrição: dc.description | For human beings, bridges are indispensable structures in overcoming spatial obstacles. Therefore, their study and the development of techniques associated with them are essential to improve traits that raise the technical level of these constructions. In order to contribute in this context, the present work presents, in the form of a bibliographic review, methods, constructive solutions, materials and techniques applied in bridges erected throughout important historical periods, with a view to understanding the chronology and technical evolution of the solutions applied in present. As a way of synthesizing the content in question, and at the same time collaborating for the improvement of teaching-learning methods, we sought to create a card game: a playful-educational product that lists technical and design characteristics of the examples studied, the which are categorized according to the structural system they present. Thus, it is believed that the search and proposition of this type of learning methodology can be an essential factor for the dissemination of technical knowledge to people unfamiliar with the area and, thus, arouse their interest in engineering studies. Furthermore, it is a work that values interdisciplinarity and the dissemination of knowledge, adding knowledge and principles from the technical and pedagogical areas through the creation of a product. | - |
| Descrição: dc.description | Para os seres humanos, as pontes são estruturas indispensáveis na transposição de obstáculos espaciais. Portanto, o seu estudo e o desenvolvimento de técnicas a elas associadas são imprescindíveis para aprimorar traços que elevem o nível técnico dessas construções. A fim de contribuir nesse âmbito, o presente trabalho apresenta, em forma de revisão bibliográfica, métodos, soluções construtivas, materiais e técnicas aplicadas nas pontes erigidas ao longo de importantes períodos históricos, com vistas ao entendimento cronológico e da evolução técnica das soluções aplicadas na atualidade. Já como forma de sintetizar o conteúdo em questão, e ao mesmo tempo colaborar para o aprimoramento dos métodos de ensino-aprendizagem, buscou-se criar um jogo de cartas: um produto lúdico-educativo que elenca características técnicas e projetuais dos exemplares estudados, os quais são categorizados conforme o sistema estrutural que apresentam. Desse modo, acredita-se que a busca e a proposição desse tipo de metodologia de aprendizagem pode se constituir como fator essencial para a disseminação do conhecimento técnico a pessoas não familiarizadas com a área e, assim, despertar seu interesse para os estudos de engenharia. Ademais, trata-se de um trabalho que valoriza a interdisciplinaridade e a difusão do conhecimento, agregando conhecimentos e princípios das áreas técnica e pedagógica por meio da criação de um produto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pontos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia civil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bridges | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Civil engineering | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
| Título: dc.title | O desenvolvimento das tipologias de pontes: revisão e proposta de síntese lúdico-educativa | - |
| Título: dc.title | Bridge typology development: review and proposal of an educainful-oriented synthesis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: