
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Corção, Carolina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/358 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093467 | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to reflect on the socio-cultural interactions in the techno-aesthetic use of photography. To do so, it was served as a method data analysis and observations of practices in photography workshops with youth and children in the metropolitan region of Curitiba, applied by the author before this research. The analyzes were based on studies of image and visual semiotics. Hence, it became essential stimulate the understanding of the systems of representations as a social construction, and the possibilities of expression through photography, challenging theme in a time when visual representations are naturalized, without having a critical awareness of what is placed in front of our eyes. We start with a brief historical analysis of photography, its modes of using it in social transformations, seeking to articulate the practice and photographic appropriation, the look construction the of yourself, of the others, and of the environment. Considering the perception as an interactive and creative process, and updated in different uses of photography, and it is used both as language and as a technological device, it became necessary to arouse new looks ans give more sensibility to other interpretations beyond the images themselves. | - |
| Descrição: dc.description | Capes | - |
| Descrição: dc.description | Essa pesquisa pretende refletir sobre as interações socioculturais no uso técnico-estético da fotografia. Para tanto, seguiu-se uma metodologia de análises de imagens, e observações de práticas de oficinas de fotografia com jovens e crianças de Curitiba e Região Metropolitana, realizadas pela autora anteriormente a esse estudo. As análises basearam-se em estudos da imagem e semiótica visual. Contudo, tornou-se essencial estimular a compreensão dos sistemas de representações como construção social e possibilidades de expressão através da fotografia, tema desafiador em um tempo em que as representações visuais são naturalizadas, sem uma percepção crítica do que nos é colocado diante dos olhos. Partindo de um breve histórico da fotografia, seus modos de utilização na transformação social, buscou-se articular a prática e a apropriação fotográfica na construção do olhar de si, do outro e do entorno. Considerando a percepção um processo interativo e criador, atualizada nos usos da fotografia, tanto como linguagem quanto como aparato tecnológico, faz-se necessário despertar novos olhares e dar sentido a interpretações além das próprias imagens. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia - Aspectos sociológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica e as artes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção de imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photography - Sociological aspects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics and the arts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology and children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Picture perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual perception | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | Seus olhares sobre os meus: o olhar das crianças no entendimento técnico-estético e social da fotografia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: