
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Fábio Cezar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Fábio Cezar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stevanato, Alessandra | - |
| Autor(es): dc.contributor | Piza, Marcos Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Andre Vitor Santos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36867 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093466 | - |
| Descrição: dc.description | The transportation sector is one of the major culprits when it comes to energy consumption and greenhouse gas (GHG) emissions. Today, it accounts for approximately 30% of global energy consumption and 37% of CO₂ emissions. In light of this scenario, the search for more sustainable alternatives has gained momentum, and electric vehicles (EVs) have emerged as one of the most promising solutions. After all, they drastically reduce CO₂ emissions over their lifecycle, making them an attractive option to combat climate change. In Brazil, as in the rest of the world, electric and hybrid cars are gaining increasing market share. However, this transition does not come without challenges. The growing demand for raw materials for battery production, the carbon footprint associated with this process, and issues related to the recycling and proper disposal of these components are all challenges that need to be addressed. After all, lithium-ion batteries—the key component in EVs—have a significant environmental impact, from the extraction of minerals to the end of their useful life. This paper aims to investigate the environmental and energy impact of electric vehicles compared to traditional internal combustion engine vehicles (ICEVs). To achieve this, the entire lifecycle of these technologies was analyzed, with an emphasis on lithium-ion batteries. In addition, the economic impacts of EVs were also explored, highlighting their energy efficiency and the reduction of emissions during operation. The theoretical framework underscores the role of the transportation sector in GHG emissions, the growing adoption of electric vehicles, the various types of EVs available, and the battery technologies employed. Another point addressed is the challenge related to the increased demand for raw materials, as well as the recycling and proper disposal of batteries—issues that are fundamental to ensuring the sustainability of this technological transition. | - |
| Descrição: dc.description | O setor de transporte é um dos grandes vilões quando o assunto é consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa (GEE). Hoje, ele responde por cerca de 30% do consumo energético global e 37% das emissões de CO₂. Diante desse cenário, a busca por alternativas mais sustentáveis tem ganhado força, e os veículos elétricos (EVs) surgem como uma das soluções mais promissoras. Afinal, eles reduzem drasticamente as emissões de CO₂ ao longo de seu ciclo de vida, o que os torna uma opção atraente para combater as mudanças climáticas. No Brasil, assim como no resto do mundo, os carros elétricos e híbridos estão conquistando cada vez mais espaço. No entanto, essa transição não vem sem desafios. O aumento da demanda por matérias-primas para a produção de baterias, a pegada de carbono associada a esse processo e os problemas relacionados à reciclagem e ao descarte final desses componentes são questões que precisam ser enfrentadas. Afinal, as baterias de íons de lítio, peça-chave dos EVs, têm um impacto ambiental significativo, desde a extração dos minerais até o fim de sua vida útil. Este trabalho se propõe a investigar o impacto ambiental e energético dos veículos elétricos em comparação com os tradicionais movidos a combustão interna (ICEVs). Para isso, foi analisado todo o ciclo de vida dessas tecnologias, com ênfase nas baterias de íons de lítio. Além disso, também foram explorados os impactos econômicos dos EVs, destacando sua eficiência energética e a redução de emissões durante o uso. No referencial teórico, foi destacado o papel do setor de transporte nas emissões de GEE, o crescimento da adoção de veículos elétricos, os diferentes tipos de EVs disponíveis e as tecnologias de baterias utilizadas. Outro ponto abordado foram os desafios relacionados ao aumento da demanda por matérias-primas, à reciclagem e ao descarte adequado das baterias, temas que são fundamentais para garantir a sustentabilidade dessa transição tecnológica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Química | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gases do efeito estufa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo de energia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Baterias elétricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric vehicles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Greenhouse gases | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energy consumption | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric batteries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | - |
| Título: dc.title | Veículos elétricos e sustentabilidade: uma análise comparativa do impacto ambiental e energético em relação aos veículos de combustão interna | - |
| Título: dc.title | Electric vehicles and sustainability: a comparative analysis of environmental and energy impact in relation to internal combustion vehicles | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: