O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorScherpinski, Neusa Idick-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.creatorPedreira, Karina Depeder-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:20:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:20:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21145-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093457-
Descrição: dc.descriptionIn the present he/she researches, it tries to mobilize the mathematical knowledge on the Cartesian plan and treatment of their information associated the conception of communicative and constructive spaces of the digital game MineCraft in the extents of the Basic Education. Recent studies point countless advantages in the children’s development when it happens the driven use of the electronic games. The objective of this they were adjusted to the world of “MineCraft”, done of cubes, but with creations that can take other forms, aiding in the understanding of plan concepts, volume, area and form, besides the learning of the basic mathematics. Being like this, the game MineCraft is understood while a viabilizador of communicative and constructive spaces, with base in their potentialities of oportunização of discussions and problematizações, allowing the development of constructions done in 3D united. The results obtained with the project indicate that the used electronic games in a driven way and conscious they are a tool motivacional in that the students change experiences, the learning is constant, motivadora and effective. The understanding on the treatment of the information on the Cartesian plan, became real in contact with the game and it defined the possibility to approximate the school contents of the youths’ reality. The delineamento of the research interferes in the context of the Investigation-action, providing a formation space to make possible the collective action-reflection.-
Descrição: dc.descriptionNa presente pesquisa, procura-se mobilizar os conhecimentos matemáticos sobre o plano cartesiano e tratamento de suas informações associados a concepção de espaços comunicativos e construtivos do jogo digital MineCraft nos âmbitos da Educação Básica. Considerado um jogo muito eficiente para a compreensão de conceitos de plano, volume, área e forma, além da aprendizagem da matemática básica, o MineCraft, feito de cubos, mas com criações que podem tomar outras formas, compreende-se o jogo MineCraft enquanto um viabilizador de espaços comunicativos e construtivos, com base em suas potencialidades de oportunização de discussões e problematizações, permitindo o desenvolvimento de construções feitas em 3D conjuntas e Jogar no modo Super Plano que se tornou mais uma das modalidades mais executadas em modo sobrevivência. Os resultados obtidos com o projeto indicam que os jogos eletrônicos utilizados de forma dirigida e consciente são uma ferramenta motivacional em que os alunos trocam experiências, a aprendizagem é constante, motivadora e eficaz. O entendimento sobre o tratamento das informações sobre o plano cartesiano, tornou-se real em contato com o jogo e definiu a possibilidade de aproximar os conteúdos escolares da realidade dos jovens. O delineamento da pesquisa insere-se no contexto da Investigação-ação, proporcionando um espaço de formação que viabilize a ação-reflexão coletiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleO uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações-
Título: dc.titleJogo minecraft’s use in the cellular as tool of ensino aprendizagem of the cartesian plan and the treatment of their information-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.