Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Nelson dos-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Genice Denise de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:20:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:20:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093413-
Descrição: dc.descriptionThis work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática os desafios encontrados pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. A revisão da literatura desta pesquisa tratou das noções do autismo, quadro clinico do TEA, intervenções precoces do TEA, crianças com necessidades especiais na escola, professores e seus desafios diante da educação inclusiva e as estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. O levantamento bibliográfico contou com a contribuição de pesquisadores, como: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira e Facion (2008), além de outros. Além do levantamento bibliográfico, também foi realizada uma pesquisa de campo classificada como estudo de caso com enfoque qualitativo. As informações analisadas são originárias de uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública de Ensino do Município de Paranavaí, PR, que trabalham com crianças autistas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleDificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista-
Título: dc.titleDifficulties encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.