Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.creator | Lisot, Tiago Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093410 | - |
Descrição: dc.description | As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: