Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
Autor(es): dc.contributor | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Vecchi, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:20:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:20:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093385 | - |
Descrição: dc.description | The present paper aims to analyze and reflect about the ideals of formation of the Physics Undergraduate Teaching Program at UTFPR, considering the Pedagogical Content Knowledge (PCK) and the principles of those responsible for the elaboration of the Pedagogical Course Project (PPC). Based upon interviews with some members of the technical team that created this document, it is intended to analyze and discuss the perceptions and considerations regarding the Undergraduate course in Physics relating them with the goals of the course found in the Pedagogical Project of the Physics Undergraduate Teaching Program at UTFPR from 2012. From this paper perspective, different points of view can be observed when asked about the goals of this undergraduation course, leading to an understanding of the difficulties of consolidating an ideal for the elaboration of a university course and the power relations present in this elaboration, whether in relation to official government documents, or the National Curricular Guidelines or even the Laws of Guidelines and Bases of National Education, as well as those of the structuring body of the department responsible for the course. Even with and from these disparities of thoughts, it was possible to perceive a convergence of this team in the search for a transformative model of creation of pedagogical content knowledge (PCK), which aims to achieve the maximum potential in professional performance, generating a differentiated course. And constantly improving. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho visa analisar e refletir sobre os ideais de formação do curso de Licenciatura em Física da UTFPR considerando o conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) e os princípios dos responsáveis pela elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Por meio de entrevistas com membros da equipe técnica de elaboração desse documento, pretende-se analisar e discutir as percepções e considerações quanto à formação em um curso de Licenciatura em Física relacionando-as com os objetivos do curso encontrados no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR do ano de 2012. A partir desse trabalho pode-se observar diferentes pontos de vista quando pautados os objetivos de formação do curso, levando a compreender as dificuldades de se consolidar um ideal para a elaboração de um curso universitário e as relações de poder presentes nessa elaboração, tanto em relação ao documento oficial governamental Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física, quanto às do próprio corpo estruturante do departamento responsável pelo curso. Mesmo com e a partir dessas disparidades de pensamentos, foi possível perceber uma convergência dessa equipe pela busca de um modelo transformativo de formação do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK), o qual visa obter o máximo do potencial na atuação profissional, gerando um curso diferenciado e em constante melhora. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de física - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teachers - Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | O ideal de formação em um curso de licenciatura em física: as perspectivas de elaboradores do projeto pedagógico de curso | - |
Título: dc.title | The ideal of education in a physics undergraduate teaching program: the perspectives of the creators of the pedagogical course project | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: