Um questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZorel Junior, Henrique Emilio-
Autor(es): dc.creatorCastilhos, Natara Duane Borges de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:20:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:20:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093377-
Descrição: dc.descriptionThis conclusion of course work is designed to challenge teachers and students of chemistry, and study yours answers about the interdisciplinary practice of state high schools in the urban network of Pato Branco, in the Paraná State. To achieve this goal the present study collected and analyzed information directly from teachers and students, seeking data on their views and experiences daily. The data were analyzed according a qualitative and quantitative approach. We investigated whether teachers use and how often you use this teaching method, besides analyzing the contents that develop with these methods and the consequences they generate in the students learning. From the information gathered comparative theses were built. The results confirmed the importance of taking an interdisciplinary approach in teaching practice of teachers, even though the difficulties are great. According to the students, this educational practice helps to understand the content.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de questionar professores e alunos, de Química, e estudar suas respostas em relação à prática interdisciplinar do nível médio de escolas estaduais da rede urbana de Pato Branco, no Estado do Paraná. Para atingir este objetivo o presente estudo colheu e analisou informações diretamente de professores e alunos, procurando obter dados sobre as suas concepções e vivências diárias. Os dados foram analisados segundo uma abordagem qualitativa e quantitativa. Investigou-se se os professores utilizam e qual frequência com que usam esse método didático, além de analisar os conteúdos que desenvolvem com esses métodos e as consequências que geram na aprendizagem dos alunos. Das informações reunidas foram construídas teses comparativas. Os resultados obtidos confirmaram a importância de assumir a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores, mesmo que as dificuldades sejam grandes. Segundo os alunos, essa prática pedagógica auxilia a compreender o conteúdo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleUm questionamento a interdisciplinaridade no ensino de química nas escolas estaduais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.