
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maoski, Ana Paula Cabral Bonin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maoski, Ana Paula Cabral Bonin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Afonso, Gilmar Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodacki, Cintia Mara Ribas de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Nadia Rubia dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:19:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:19:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7894 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093256 | - |
| Descrição: dc.description | The fitness market each year has been changing and innovating with new fitness trends in their workplaces to better meet the practitioners. Zumba® is a program that has already been one of the biggest trends and still continues in the market with a number of significant students and aims to make people have fun in the class generating many types of health benefits. This study aimed to analyze the accesion and adherence motives of women practicing Zumba® in Curitiba / PR. Through a quantitative approach, with a cross - sectional and descriptive exploratory approach, questionnaires were applied to the female population aged between 18 and 65 years, practicing the modality more than 6 months. In the questionnaire there were sociodemographic questions, and related to factors that led to look for this type of class, characteristics of the teacher and the structure of the classes and may have led to adherence in class. 103 women answered the questionnaire. The results show that, usually, the Zumba students that participate in research are married, completed the high school and attend classes 2 times a week most in gyms and churches. The Zumba Instructor and promoted events for the modality are the reason of students adherence to modality. Participants show an improvement in mental and physical health, as well as increase mood, self-esteem and social interaction. It is concluded that, the practitioners take into account the Zumba instructor and the fun promoted by the class to adhere to the modality, in addition, the practice place and your management are not preponderant to this adherence, due to affinity with the modality, would opt for Zumba to the detriment of any other modality. | - |
| Descrição: dc.description | O mercado fitness a cada ano vem mudando e inovando com novas tendências fitness em seus locais de trabalho para melhor atender os praticantes. A Zumba® é um programa que já foi uma das maiores tendências e ainda continua no mercado com um número de praticantes significativos e que tem como objetivo fazer com que as pessoas se divirtam na aula gerando vários benefícios à saúde. Com isso esse estudo teve como objetivo analisar os motivos de adesão e aderência das mulheres praticantes de Zumba® em Curitiba/PR. Através de uma abordagem quantitativa, de delineamento transversal e de cunho descritivo exploratório, foram aplicados questionários à população feminina com faixa etária entre 18 e 65 anos de idade, praticantes da modalidade a mais de 6 meses. No questionário haviam perguntas sócio-demográficas, e relacionadas a fatores que levaram a procurar este tipo de aula, características do professor e da estrutura das aulas e podem ter levado a adesão nas aulas. Responderam o questionário 103 mulheres com média de 36,6 anos de idade. Os resultados mostram que, em geral, as praticantes de Zumba participantes da pesquisa são casadas com ensino médio completo e realizam aulas 2 vezes por semana em academias e igrejas. O instrutor de Zumba e os eventos promovidos para a modalidade são os motivos que levam as praticantes de aderirem à modalidade. As participantes evidenciaram uma melhora na saúde metal e física, além de aumentar o humor, a autoestima e convívio social. Conclui-se que as praticantes levam em consideração o instrutor de Zumba e a diversão promovida pela aula para aderirem à modalidade, além disso, o local da prática e sua gestão não são preponderantes para essa aderência haja vista que, devido a afinidade com a modalidade, optariam pela Zumba em detrimento de qualquer outra modalidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Educação Física | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adesão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical fitness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivation (Psychology) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adhesion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical education and training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | - |
| Título: dc.title | Motivos de adesão e aderência de mulheres praticantes de Zumba em Curitiba/PR | - |
| Título: dc.title | Reasons for adherence and adherence of Zumba® women practitioners in Curitiba/PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: