Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marilia Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9327-223X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9319101798473279 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, André Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1728-6063 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7610669796869668 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2598-3918 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8511860334999725 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Leonelo Dell Anhol | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0222-9138 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4597216569899545 | - |
Autor(es): dc.creator | Mazzari, Vania de Sales Porcote | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:19:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:19:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31875 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093102 | - |
Descrição: dc.description | This research took place as part of a project in partnership between the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) and the Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), an educational institution that provides activities for the digital literacy of children in assisted regime, in active partnership with families in the community of Curitiba. Therefore, the objective of this research was to investigate, through a critical approach, how aspects of Science, Technology, and Society contribute to the digital literacy process of teachers in the early grades, considering an interdisciplinary and participatory approach. The methodological approach consisted of four main steps: (1) literature review, (2) field study, (3) analysis of the data obtained in the field, and (4) presentation of the results and discussions. The results consisted of four Open Educational Resources titled "Research," "Graph," "Open Image," and "Mind Map," developed in collaboration with the teachers from LMSL to support their educational practices. Analyzing the results from the teachers, the use of OERs was highly beneficial for the students' critical education as well, even though this study was beyond the scope of the research, providing them with opportunities to explore concepts and develop skills in a practical and meaningful way. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa ocorreu como parte de um projeto em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), uma instituição educacional que proporciona atividades para o letramento digital de crianças assistidas em regime de contraturno, em parceria ativa com as famílias na comunidade de Curitiba. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de uma estratégia crítica, como aspectos de Ciência, Tecnologia e Sociedade contribuem no processo de letramento digital de docentes das séries iniciais, considerando uma abordagem interdisciplinar e participativa. O percurso metedológico teve quatro estapas principais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) estudo de campo, (3) análise dos dados obtidos em campo e (4) apresentação dos resultados e discussões. Os resultados foram quatro Recursos Educacionais Abertos intitulados como "Pesquisa", "Gráfico", "Imagem Aberta" e "Mapa Mental" desenvolvidos em conjunto com as docentes do LMSL para apoiar suas práticas educacionais. Analisando os resultados das docentes, o uso de REAs foi muito útil para a educação crítica dos estudantes também, mesmo esse estudo estando fora do escopo da pesquisa, fornecendo-lhes oportunidades para explorar conceitos e desenvolver habilidades de maneira prática e significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso educacional aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ciência - Estudo e ensino (Educação permanente) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open educational resources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teachers - Study and teaching (Continuing education) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | O letramento digital de docentes das séries iniciais a partir da perspectiva dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade | - |
Título: dc.title | The digital literacy of early grade teachers from the perspective of science, technology and society studies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: