
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Valdirene Alexandrino Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:19:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:19:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20890 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093085 | - |
| Descrição: dc.description | This research is grounded in theoretical parameters compounds by studies and reflections of many authors that seek to discuss the issue of the lack of limits on family life of the child, driving indiscipline in schools, with the objective to investigate how teachers, parents and students conceive indiscipline school. Thirty-five fifth graders, thirty-five parents and twelve teachers who teach from first to fifth year of elementary school at the Municipal School Hermeto Botelho, located in Paranavai-Pr were interviewed. Surveys show that dialogue is the most effective way to deal with indiscipline student. The testimonies of the teachers indicate that both family and student life as the initial and continuing teacher education influence the design they have on indiscipline. The work presented provides analysis of the lack of boundaries and discipline installed in public and private schools as an aggravating factor for the development of learning and constant concern of the teaching and administrative staff of educational institutions. Also notable was the family involvement to promote this aggravating factor, and similarly, to mitigate the propulsive aspects of indiscipline in the classroom. It could be understood that indiscipline has many faces and that has been worsening every day, however, the support of family, assisting teachers and teaching staff, is critical to minimize the problem factor. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa está embasada em parâmetros teóricos compostos por estudos e reflexões de diversos autores que buscam discutir a questão da falta de limites na vida familiar da criança, impulsionando a indisciplina na escola, tendo como objetivos investigar como os professores, pais e alunos concebem a indisciplina escolar. Foram entrevistados trinta e cinco alunos do quinto ano, trinta e cinco pais e doze professoras que lecionam do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Hermeto Botelho, localizada na cidade de Paranavaí – Pr. Pesquisas apontam que o diálogo é a forma mais eficaz para lidar com a indisciplina do aluno. As falas das professoras indicam que tanto a vida familiar e estudantil quanto a formação inicial e continuada do professor influenciam na concepção que eles têm sobre a indisciplina. O trabalho apresenta proporciona análise da falta de limites e da indisciplina instalada nas escolas públicas e particulares como agravante para o desenvolvimento da aprendizagem e preocupação constante da equipe pedagógica e administrativa das instituições de ensino. Destacou-se também o envolvimento familiar para a promoção agravante deste fator e, da mesma forma, para amenizar os aspectos propulsores da indisciplina dentro da sala de aula. Foi possível entender que a indisciplina tem várias faces e que vem se agravando a cada dia, contudo, o apoio da família, auxiliando professores e equipe pedagógica, é fator fundamental para amenizar o problema. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disciplina escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School discipline | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Parent participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Título: dc.title | Discussões sobre a indisciplina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: