Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan Jose Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Givan Jose Ferreira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/8879315784200835 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Alcioni Galdino | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/7224168530043625 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alessandra Dutra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/6750951618583167 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9893461756658986 | - |
Autor(es): dc.creator | Nanuncio, Fabiana Marcela da Silva Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:19:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:19:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093059 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional "Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema dinheiro" | - |
Descrição: dc.description | This study presents a proposal for an interdisciplinary project designed to be implemented in the upper grades of Elementary School I and the lower grades of Elementary School II. Drawing on authors and works that address interdisciplinarity in education—such as Ulbra (2009), Fazenda (2013), and Santos, Dutra, and Vieira (2023)—as well as guidelines from official documents, including the National Common Curricular Base (Brazil, 2018) and the Guiding Document for the Teaching Area (Brazil, 2019), we developed an educational product grounded in an interdisciplinary project approach. This product was applied during a teacher training program involving eight female educators from the region of Apucarana, Paraná, in 2024. The study is characterized as qualitative and field-based research (Tozoni-Reis, 2009). The results indicate that the participating teachers developed both theoretical and practical knowledge on the theme "Interdisciplinary Teaching Project on the Topic of Money," which involved integrated work across the subjects of Portuguese Language, Mathematics, History, Geography, English, Art, and Science. The participants endorsed the educational material for future use in other school contexts, with appropriate adaptations to each educational reality. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, apresentamos uma proposta de projeto interdisciplinar possível de ser implementado nas séries finais do Ensino Fundamental I e séries iniciais do Ensino Fundamental II. A partir de autores e obras que abordam a questão da interdisciplinaridade na educação, por exemplo, Ulbra (2009), Fazenda (2013), Santos, Dutra e Vieira (2023), e de sinalizações de documentos governamentais, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e o Documento Orientador da Área de Ensino (Brasil, 2019), elaboramos um produto educacional, na perspectiva de um projeto interdisciplinar, e o aplicamos em uma formação docente junto a um grupo de oito professoras da região de Apucarana, Paraná, no ano de 2024. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e de campo (Tozoni-Reis, 2009). Os resultados mostraram que as professoras participantes da formação desenvolveram conhecimentos teóricos e práticos sobre a temática “Projeto de ensino interdisciplinar sobre o tema “dinheiro” – envolvendo um trabalho integrado entre as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Língua inglesa, Arte e Ciências – e aprovaram o material didático para ser reaplicado em outros contextos escolares, com as devidas adaptações a cada realidade educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-br | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento pedagógico do conteúdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical content knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Formação docente interdisciplinar para o ensino fundamental I e II | - |
Título: dc.title | Interdisciplinary teacher training for elementary school I and II | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: