Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leandro Herculano da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2374-6521 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Shiderlene Vieira de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7861-3059 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6420445044479337 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leandro Herculano da | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2374-6521 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5350749822007916 | - |
Autor(es): dc.contributor | Schaefer, Daiene de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9819460706860682 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longen, Fabio Rogerio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zanuto, Vitor Santaella | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0059-346X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3043938993637001 | - |
Autor(es): dc.creator | Sabbi, Juan Carlo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:18:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:18:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1093027 | - |
Descrição: dc.description | Smartphones today are an extremely accessible tool, available and present in every classroom. At the same time, many schools lack access to experimental physics laboratories, limiting teaching activities. In this sense, alternatives were sought for conducting low-cost experiments using smartphones and other easily accessible materials. These experiments were guided by a didactic sequence based on the studies of Antoni Zabala and focused on David Ausubel's theory of meaningful learning. The developed didactic sequence presented a variety of activities aimed at satisfying the conditions for the most meaningful learning possible. Three experiments were conducted based on the developed didactic sequence, including the following themes: Simple Pendulum, Stevin's Law, and the Interference Phenomenon known as Beats. Smartphones are important instruments for teaching physics with their series of powerful sensors capable of describing physical quantities and measuring them using applications. In this regard, Phyphox proved to be an excellent application to facilitate the implementation of experimental activities in schools without access to a physics laboratory. After the application of the educational product, an improvement in students' knowledge was identified, reinforcing the argument that the work resulted in meaningful learning for the participants. | - |
Descrição: dc.description | Os smartphones hoje são uma ferramenta extremamente acessível, disponível e presente em toda sala de aula. Ao mesmo tempo, muitas escolas têm carência na disponibilidade de laboratórios experimentais de física que acaba por limitar a atividade docente. Nesse sentido, buscou-se alternativas para a realização de experimentos de baixo custo com uso de smartphones e outros materiais de fácil acesso. Esses experimentos foram norteados por uma sequência didática baseada nos estudos de Antoni Zabala e com foco na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência didática desenvolvida, portanto, apresentou uma variedade de atividades que objetivavam satisfazer os condicionantes para que a aprendizagem fosse o mais significativa possível. Três experimentos foram realizados com base na sequência didática desenvolvida, incluindo os seguintes temas: Pêndulo Simples, Lei de Stevin e Fenômeno da Interferência conhecido como Batimento. Os smartphones são instrumentos importantes para o ensino de Física com sua série de poderosos sensores capazes de descrever grandezas físicas e as mensurar com a utilização de aplicativos. Nesse sentido, o Phyphox apresentou-se como um excelente aplicativo para servir de meio para a realização das atividades experimentais em escola que não possuía laboratório de física disponível. Após a aplicação do produto educacional foi possível identificar uma evolução no conhecimento dos estudantes, o que reforça a argumentação de que o trabalho resultou em aprendizagem significativa para os participantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física/Ensino de Física | - |
Título: dc.title | A aprendizagem significativa de Ausubel e o aplicativo Phyphox no ensino de física | - |
Título: dc.title | Meaningful learning by Ausubel and the Phyphox app in physics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: