A utilização de jogos no processo no ensino fundamental I: um estudo bibliográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cristiane Eva da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:18:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:18:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092896-
Descrição: dc.descriptionThis paper proposes to present alternative learning through games, raising awareness of the importance of intellectual and motor school education to become a complete person who knows his social role. Besides building through literature searches a theoretical basis to support the theme, highlighting the importance of games as an aid to learning fun and effective, proposing the construction of challenges, strategies, reasoning, creativity, among others. Analyzing the importance of motivation in the educational environment, this study becomes crucial to propose the discussion of this issue , and highlight the role that games can play in building a more motivated and dynamic learning . The aim of this study was to understand how the educational process in the early grades of elementary school can be streamlined through games and fun activities, integrating the various basic disciplines. And the specific objectives were: Build, through literature searches a theoretical basis to support the theme; analyze how games can assist in the process of teaching and learning enjoyable and pleasant; underscore the importance of playfulness in the educational process.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe apresentar alternativas de aprendizagem através de jogos, conscientizando sobre a importância de uma educação escolar intelectual e motora para se tornar uma pessoa completa, que saiba seu papel social. Além de construir, através de pesquisas bibliográficas, um embasamento teórico para fundamentar o tema proposto, destacando a importância de jogos como um auxílio para uma aprendizagem lúdica e eficaz, propondo a construção de desafios, estratégias, raciocínio, criatividade, dentre outros. Analisando a importância da motivação no ambiente educacional, este estudo torna-se fundamental para propor a discussão desta temática, e destacar o papel que os jogos podem assumir na construção de um aprendizado mais motivado e dinâmico. O objetivo geral deste estudo foi compreender como o processo educacional nas séries iniciais do ensino fundamental pode ser dinamizado através de jogos e atividades lúdicas, integrando as diversas disciplinas básicas. E os objetivos específicos, foram: Construir, através de pesquisas bibliográficas, um embasamento teórico para fundamentar o tema proposto; Analisar como os jogos podem auxiliar num processo de ensino aprendizagem prazeroso e agradável; Destacar a importância da ludicidade no processo educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation in education-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA utilização de jogos no processo no ensino fundamental I: um estudo bibliográfico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.