Gestão de custos e formação de preços em uma indústria de pequeno porte do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorFank, Lotário-
Autor(es): dc.contributorBrun, Sergio Adelar-
Autor(es): dc.contributorFank, Lotário-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laércio-
Autor(es): dc.creatorDallastra, Poliana Dozolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:18:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:18:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092816-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to identify the costs for production management and provide sales price parameters in a small business located in the state of Paraná, whose branch is in the manufacture and trade of cleaning items. To carry out the study, cost management tools were used as a basis, as well as the help of Ms Excel software. The company has a variety of products and one of them, of each line, was chosen to carry out the analysis. The importance of surveying and organizing costs was demonstrated. Production times were measured and fixed and variable costs were calculated. After calculating and suggesting sales prices, it was concluded that the prices obtained in the study were lower than the prices charged by the company, which is able to work with higher margins than it intends because the market allows this condition, since the prices charged by it follow the average market prices.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como proposta identificar os custos para gestão da produção e fornecer parâmetros de preço de venda em uma empresa de pequeno porte localizada no estado do Paraná, cujo ramo se dá na fabricação e comércio de itens de limpeza. Para a realização do estudo, foi utilizado como base as ferramentas da gestão de custos bem como o auxílio do software Microsoft Excel. A empresa apresenta uma variedade de produtos, destes foram escolhidos um de cada linha para efetuar a análise. Demonstrou-se a importância do levantamento e organização dos custos. Foram medidos os tempos de produção e apurados os custos fixos e variáveis. Calculados e sugeridos os preços de venda, concluiu-se que os preços obtidos no estudo foram inferiores aos preços praticados pela empresa, que consegue trabalhar com margens maiores do que ela pretende porque o mercado lhe permite essa condição. Já que os preços praticados por ela acompanham os preços médios do mercado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração da produção-
Palavras-chave: dc.subjectCusto-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas-
Palavras-chave: dc.subjectProduction management-
Palavras-chave: dc.subjectCost-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleGestão de custos e formação de preços em uma indústria de pequeno porte do Paraná-
Título: dc.titleCost management and pricing in a small-sized industry in Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.