Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3719-6663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8372496598169395 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3719-6663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8372496598169395 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Elizia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3100-2610 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8142672108249721 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Paulo Eduardo Benites de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5809-0956 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3962134722733310 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bruna de Paula Moura da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:18:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:18:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35137 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1092753 | - |
Descrição: dc.description | Seeking to explore the potential of uniting theoretical frameworks from different areas of art, we delve into the intersection between Dance and Literature, focusing on a collaborative reading between artistic languages to compose a form of aesthetic appreciation, termed Corporeading. Drawing on Merleau-Ponty’s phenomenology (2018), Helena Katz’s (2005) and Christine Greiner’s (2005) studies of the body, Roland Barthes’ (2004; 2012) and Umberto Eco’s (1979; 2016) reading analyses, as well as Leda Martins’ (2021) and Paul Zumthor’s notions of performance, alongside Clarice Lispector’s corporeal poetic prose in “Água Viva” (2020), we investigate how dance, as a phenomenological event, extends the perception of reading beyond the quest for meanings, becoming an experience of the world. Our aim is to demonstrate how a reader/dancer can engage in unconventional reading, utilizing their experiences and knowledge to not only interpret but also engage in an artistic creation process. Thus, we highlight the collaboration between artistic languages in the aesthetic experience, promoting a reading that is, in itself, an artistic creation stemming from the corporealities of a reader to explore the possibilities of readings. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | Buscando explorar o potencial de unir o referencial teórico de áreas distintas da arte, exploramos a intersecção entre Dança e Literatura, enfocando uma leitura colaborativa entre-linguagens artísticas para compor uma forma de apreciação estética, denominada Corporeitura. Baseado na fenomenologia de Merleau-Ponty (2018), nos estudos do corpo de Helena Katz (2005) e Christine Greiner (2005), nas análises de leitura de Roland Barthes (2004; 2012) e Umberto Eco (1979; 2016), e na noção de performance de Leda Martins (2021) e de Paul Zumthor, além da prosa poética corpórea de Clarice Lispector em “Água Viva” (2020), investigamos como a dança, enquanto evento fenomênico, amplia a percepção de leitura para além da busca por significados, tornando-se uma experiência de mundo. Nosso objetivo é demonstrar como um leitor/bailarino pode realizar uma leitura não convencional, utilizando suas experiências e conhecimentos para não apenas interpretar, mas também realizar um processo de criação artístico. Desta forma, destacamos a colaboração entre-linguagens artísticas na experiência estética, promovendo uma leitura que é, em si mesma, uma criação artística que parte das corporeidades de um leitor para explorar as possibilidades de leituras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lispector, Clarice, 1920-1977 - Crítica, interpretação, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature and dance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lispector, Clarice, 1920-1977 - Criticism, interpretation, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creation (Literary, artistic, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Corporeituras: literatura e dança em uma leitura de Água viva “Água viva - Para ler com o corpo inteiro” | - |
Título: dc.title | Corporeadings: dance and literature in a reading of "Água viva" "Água viva: to be read with the whole body" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: